Meteorologia

  • 13 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 29º

NASA espera que módulo Nova-C chegue à Lua no final de fevereiro

A NASA planeia colocar o módulo Nova-C na superfície lunar em 22 de fevereiro, depois de descolar em meados do mês, em data ainda a confirmar, confirmou esta quarta-feira a agência aeroespacial norte-americana.

NASA espera que módulo Nova-C chegue à Lua no final de fevereiro
Notícias ao Minuto

10:21 - 01/02/24 por Lusa

Tech Espaço

O módulo lunar Nova-C, construído pela empresa privada Intuitive Machines, já está dentro da carenagem de um foguete 'SpaceX Falcon 9', no qual descolará do Centro Espacial Kennedy, na Flórida (EUA), revelou a NASA durante uma teleconferência.

O vice-presidente de Sistemas Espaciais da Intuitive Machines, Trent Martin, disse que têm que acertar com a 'SpaceX' a data de lançamento, para a qual há uma janela de três dias, e que tudo o que estiver dentro dessa margem esperam que o módulo chegue ao polo sul da Lua em 22 de fevereiro.

O módulo, que vem sendo chamado de 'Odysseus', transportará seis cargas da NASA com instrumentos para pesquisas e testes tecnológicos na superfície lunar, o que facilitará o trabalho das tripulações das futuras missões Artemis.

Graças à carga útil do módulo, a agência espacial será capaz de estudar o clima espacial e as interações da superfície lunar e testar tecnologias de poiso de precisão para futuros sistemas de navegação autónomos.

Caso chegue ao destino, o Nova-C será o primeiro módulo privado a chegar à Lua.

Em janeiro deste ano, o módulo lunar 'Peregrine', da empresa Astrobotic, não conseguiu navegar em direção ao satélite terrestre logo após descolar do Cabo Canaveral (Flórida), e 10 dias após o lançamento incendiou-se ao entrar na atmosfera terrestre.

A missão 'Peregrine One' (PM1) foi lançada em 08 de janeiro no novo e poderoso foguete 'Vulcan Centaur', da United Launch Alliance (ULA) a partir da estação espacial de Cabo Canaveral, mas em poucas horas começou a perder energia.

Embora os engenheiros da Astrobotic tenham trabalhado para salvar a missão, a nave espacial ficou sem energia para alcançar a superfície lunar e tornar-se na primeira nave americana a pousar na Lua desde 1972, quando foi concluído o programa Apollo.

Tanto o 'Peregrine' como o 'Odysseus Peregrine' foram desenvolvidos no âmbito do programa Commercial Lunar Payload Services (CLPS) da NASA, com o qual contrata empresas aeroespaciais para enviar testes e experimentos ao satélite da Terra.

Leia Também: Após quase três anos, terminou uma missão histórica em Marte

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório