Meteorologia

  • 01 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 10º MÁX 15º

Encontrado 1.º tomate cultivado no Espaço (foi lá deixado por astronauta)

O tomate cereja anão Red Robin foi cultivado na estação espacial como parte do projeto VEG-05 da NASA.

Encontrado 1.º tomate cultivado no Espaço (foi lá deixado por astronauta)
Notícias ao Minuto

14:52 - 11/12/23 por Notícias ao Minuto

Tech Espaço

Os astronautas da NASA, que se encontram na Estação Espacial Internacional, encontraram um tomate que tinha sido lá cultivado há oito meses como parte de uma experiência e, mais tarde, perdido pelo colega Frank Rubio.

O astronauta Frank Rubio, que já tinha deixado a estação após completar a sua missão, tornou-se a figura central numa 'investigação' que levou meses a ser resolvida. Depois de colher um dos primeiros tomates cultivados no Espaço no início deste ano, Rubio admitiu que o tinha perdido.

"Eu coloquei-o num saquinho, e um dos meus colegas de tripulação estava a fazer um evento público com algumas crianças de uma escola, e eu pensei que seria giro mostrar às crianças – 'Ei pessoal, este é o primeiro tomate colhido no Espaço'", contou Rubio, em outubro, citado pela CNN. "Eu estava bastante confiante de que o tinha prendido com Velcro onde deveria prender… e depois voltei, e ele tinha desaparecido", acrescentou.

No ambiente de microgravidade do Espaço, qualquer coisa que não esteja bem presa a uma parede corre o risco de flutuar para longe. Rubio gastou de oito a 20 horas do seu tempo livre procurando por aquele tomate. "Infelizmente – porque é da natureza humana – muitas pessoas pensaram: 'Ele provavelmente comeu o tomate'. E eu queria encontrá-lo principalmente para provar que não comi o tomate", contou Rubio.

No entanto, o astronauta nunca o encontrou. Rubio voltou à Terra a 27 de setembro com o precioso produto ainda perdido a bordo da estação espacial. E permaneceu perdido – até agora.

O desaparecido tomate cereja anão Red Robin foi cultivado na estação espacial como parte do projeto VEG-05 da NASA. A experiência começou no final do ano passado e foi lançada para estudar "o crescimento das culturas, a composição dos nutrientes, a segurança microbiana dos alimentos, o sabor e os benefícios psicológicos para a tripulação a bordo", tinha relevado a agência espacial num comunicado, em abril.

Durante uma conferência de imprensa, na quarta-feira passada, membros de uma tripulação de sete pessoas que se encontram na estação espacial revelaram que finalmente localizaram o tomate. "Podemos declará-lo inocente", disse a astronauta da NASA Jasmin Moghbeli.

De recordar que o regresso de Rubio à Terra em setembro foi um momento histórico. A sua estadia na estação espacial – que durou mais de um ano – estabeleceu um recorde para o maior tempo que um astronauta dos EUA já passou em microgravidade.

Leia Também: Vídeo mostra colisão espetacular entre satélite da NASA e asteroide

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório