Meteorologia

  • 01 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 10º MÁX 15º

UPTEC em projeto europeu para ajudar na transição verde e digital

A UPTEC - Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto integra um projeto europeu que, financiado em três milhões de euros, pretende ajudar as empresas da área do turismo na transição ecológica e digital, foi hoje anunciado.

UPTEC em projeto europeu para ajudar na transição verde e digital
Notícias ao Minuto

09:43 - 06/12/23 por Lusa

Tech Porto

Em comunicado, a UPTEC afirma ter um sido um dos parceiros escolhidos pela Comissão Europeia para integrar o projeto ST3ER, que tem como principal objetivo "potenciar a transição digital e verde" no setor do turismo.

Integrado no âmbito do programa europeu COSME, o projeto conta com seis entidades de cinco países (Irlanda, Eslovénia, Portugal, Espanha e Dinamarca), sendo que em Portugal, caberá à UPTEC gerir as candidaturas das pequenas e médias empresas do setor do turismo.

Com uma duração de 36 meses, o projeto conta com um orçamento superior a mais de três milhões de euros, sendo que a UPTEC terá disponível perto de 600 mil euros de financiamento.

"Grande parte deste montante - mais de 400 mil euros - serão financiados a 100%, apoiando os projetos das empresas a atribuir no âmbito das 'open calls'", esclarece.

O objetivo do projeto ST3ER é apoiar mais de 200 pequenas e médias empresas nos cinco países através de 'workshops', 'bootcamps', módulos de aprendizagem, fóruns internacionais de inovação e sessões de mentoria.

As pequenas e médias empresas selecionadas "beneficiarão de modelos avançados de apoio ao negócio, que visam melhorar práticas com a implementação de novos sistemas, estruturas e ferramentas, assim como métodos de inovação baseados nos desafios da redução de carbono, com base em estudos de caso e exemplos de modelos intersetoriais e interterritoriais".

Citada no comunicado, a diretora de desenvolvimento de negócio da UPTEC, Maria Moura Oliveira, salienta que o investimento na área do turismo e da inovação "potencia o que Portugal tem de melhor para oferecer".

"O turismo tem sido uma das áreas que mais contribui para o PIB português e é fundamental aliar essa pujança e vivacidade à capacidade que os portugueses, e em particular as suas 'startups', têm em inovar, e encontrar novos caminhos para uma transição digital e energética que seja mais eficiente e sustentável", acrescenta.

Leia Também: Reconhecimento de estatuto de 'startup' vai ser válido por 3 anos

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório