Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

IA poderá abrir caminho a semana de 4 dias para 1/3 dos trabalhadores

Estas são as conclusões de um relatório do 'thinktank' Autonomy, que revelou que a semana de trabalho poderia passar de 40 a 32 horas com a introdução da IA.

IA poderá abrir caminho a semana de 4 dias para 1/3 dos trabalhadores
Notícias ao Minuto

19:30 - 22/11/23 por Notícias ao Minuto

Tech IA

A implementação da Inteligência Artificial (IA) no mercado de trabalho poderá permitir que quase um terço dos funcionários passem a ter semanas laborais de quatro dias até 2033 – pelo menos no Reino Unido e nos Estados Unidos da América (EUA).

Estas são as conclusões de um relatório do 'thinktank' Autonomy, que revelou que a semana de trabalho poderia passar de 40 a 32 horas com a introdução da IA e o consequente aumento da produtividade para cerca de 28% da força laboral destes países - 8.8 milhões de pessoas no Reino Unido e 35 milhões nos EUA -, e sem redução salarial.

“Muitos estudos de IA, grandes modelos de linguagem (LLMs), e assim por diante, concentram-se exclusivamente na lucratividade ou no apocalipse do emprego. Este estudo tenta mostrar que quando a tecnologia é implementada com todo o seu potencial, mas o propósito é alterado, pode não só melhorar as práticas de trabalho, como também melhorar o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional”, disse o diretor de investigações da Autonomy, Will Stronge, citado pelo The Guardian.

Este efeito poderia ser obtido através do uso de grandes modelos de linguagem, como é o caso do ChatGPT, por forma a aumentar as funções dos trabalhadores e a criar mais tempo livre, de acordo com o estudo. A Autonomy defendeu ainda que esta estratégia poderia ajudar a evitar o desemprego em massa, além de reduzir as doenças mentais e físicas.

“Acho que seria realmente impressionante adotar uma estratégia industrial robusta de IA, com centros de automação onde sindicatos, indústria e especialistas nesta tecnologia se reunissem para dizer, 'vamos aumentar a produtividade, e também será algo que trará resultados para os trabalhadores’”, considerou o responsável.

Leia Também: IA pode ser sua aliada na procura de emprego. Explicamos como

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório