O antigo astronauta norte-americano Frank Borman, que fez história ao comandar o primeiro voo tripulado a circundar a Lua, morreu aos 95 anos, informou esta quinta-feira a NASA.
Borman, que passou um total de quase 20 dias no espaço em duas viagens na década de 1960, morreu na terça-feira em Billings, Montana, informou a NASA num comunicado citado pela agência Reuters.
Frank Borman também foi reconhecido por 'pilotar' a Eastern Airlines como presidente numa grave turbulência económica.
Nascido em Gary, Indiana, a 14 de março de 1928, era o astronauta americano mais velho ainda vivo. Agora, esse título passa para Jim Lovell, também com 95 anos, mas com menos 11 dias de vida.
Segundo a Reuters, tornou-se piloto de caça da Força Aérea depois de se formar na Academia Militar dos EUA em 1950. Tal como a maioria dos astronautas da sua geração, treinou como piloto de testes antes de ser selecionado para o segundo programa de astronautas da NASA em 1962.
Essa experiência foi fundamental. "Éramos pilotos veteranos antes de nos tornarmos astronautas novatos e isso fez a diferença", afirmou na sua autobiografia.
O seu primeiro voo espacial foi na Gemini 7 em 1965, como comandante de uma missão de 14 dias.
Em 1986, Borman reformou-se das lides do Espaço. Mudou-se para o Novo México, onde ajudou o filho a gerir o seu stand de automóveis, escreveu um livro e ficou mais perto da sua família.
Borman deixa a mulher Susan e dois filhos.
Leia Também: Astronauta norte-americano Thomas Mattingly morre aos 87 anos