Apple obrigada a adotar carregador universal com iPhone 15

A Comissão Europeia avisou a Apple, que divulga hoje o seu novo smartphone iPhone 15, que terá de adotar as novas regras da União Europeia (UE) para carregador universal, devendo implementar a entrada USB-C em vez da Lightning.

iPhone 15. As novas imagens da próxima geração de telemóveis da Apple

© Apple Insider

Lusa
12/09/2023 12:46 ‧ 12/09/2023 por Lusa

Tech

Apple

"O carregador comum é senso comum e é concretizável. Qualquer empresa que queira vender smartphones e outros dispositivos eletrónicos na UE terá de fornecer uma porta USB-C", disse o comissário europeu do Mercado Interno, Thierry Breton.

No dia em que a 'gigante' tecnológica divulga o seu modelo de iPhone 15, o responsável comunitário recordou que a adoção deste carregador universal na UE visa "reduzir os custos para os consumidores" e criar vantagens "para o ambiente".

"Esperamos uma poupança anual de cerca de 250 milhões de euros para os consumidores e uma redução significativa de 11 mil toneladas de resíduos eletrónicos gerados por carregadores descartados e não utilizados", especificou Thierry Breton, numa posição divulgada pelo seu gabinete à imprensa em Bruxelas, incluindo a Lusa.

O comissário europeu adianta: "O nosso mercado único da UE está aberto, mas nas nossas condições".

A Apple divulga hoje o seu iPhone 15 e uma das mudanças deverá assentar numa nova forma de carregar os modelos do iPhone 15 e as gerações futuras, esperando-se que a empresa mude para o padrão de cabo USB-C que já é amplamente utilizado em muitos dispositivos, incluindo seus computadores Mac e muitos de seus iPads.

A 'gigante' tecnológica está a ser forçada a começar a eliminar gradualmente os cabos da porta Lightning que lançou em 2012 com o lançamento do iPhone 5 devido às novas regras da UE.

Em outubro passado, o Conselho da UE deu 'luz verde' final à diretiva relativa ao carregador universal, prevendo que a porta USB-C se torne obrigatória para todos os dispositivos eletrónicos, como telemóveis, 'tablets' e auscultadores, que estará em vigor em 2024.

A partir do próximo ano, haverá então uma harmonização dos carregadores na UE, tornando-se o USB-C a porta padrão para todos os 'smartphones', 'tablets', câmaras fotográficas, auscultadores, altifalantes portáteis e consolas de videojogos portáteis.

Leia Também: Hoje o dia é da Apple. Saiba o que pode ser anunciado no evento da marca

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas