Como evitar que a bateria do seu iPhone acabe durante a noite

Os serviços de localização, versões desatualizadas do sistema operativo iOS e também atividade de aplicações e segundo plano podem contribuir para que o seu iPhone fique sem bateria durante a noite. Saiba o que pode fazer para o evitar.

telemóvel, noite, dormir

© Shutterstock

Miguel Patinha Dias
21/08/2025 08:38 ‧ há 2 horas por Miguel Patinha Dias

Tech

Bateria

Se alguma vez acordou de manhã e reparou que o seu iPhone estava sem bateria, é possível ter-se perguntado o que terá acontecido no telemóvel para ficar sem energia dado que este não foi usado durante as horas noturnas.

 

A resposta pode ser variada e o problema facilmente solucionado se colocar o iPhone a recarregar a bateria durante a noite. No entanto, se não quiser deixar o telemóvel a carregar horas a fio ou quiser mantê-lo fora do quarto, há outras soluções que pode adotar para garantir que o seu iPhone é mais eficiente do ponto de vista energético.

Abaixo pode encontrar algumas potenciais causas para o iPhone ficar sem bateria durante a noite e também dicas para solucionar cada uma delas conforme dadas pelo site Make Use Of.

As 3 dicas (essenciais) para poupar espaço no Google Fotos

As 3 dicas (essenciais) para poupar espaço no Google Fotos

O serviço de armazenamento de fotografias da Google é o grande ‘responsável’ por estar constantemente sem espaço no armazenamento da ‘cloud’ que a empresa oferece para todos os seus utilizadores.

Miguel Patinha Dias | 12:08 - 13/08/2025

Versões desatualizadas do iOS ou ‘bugs’

Um dos motivos para manter o iPhone sempre atualizado é prevenir a existência de ‘bugs’ ou um desempenho aquém do esperado.

Neste sentido, há versões desatualizadas do iOS que podem ter uma pior eficiência de bateria e, nesse caso, a recomendação é que mantenha o iOS e todas as suas aplicações devidamente atualizadas.

App em atividade em segundo plano

As aplicações que continuam a funcionar em segundo plano quando não estão a ser usadas são as maiores ‘inimigas’ da autonomia da bateria. Caso fique sem bateria durante a noite, é possível que o responsável seja alguma app que continua a funcionar durante largas horas sem ser encerrada.

Assim sendo, deverá ir às definições do telemóvel e desativar a execução de alguma app que não tem necessidade de estar a correr em segundo plano.

Notificações

Por muito úteis que sejam durante o dia a dia, a verdade é que as notificações podem ser desnecessárias durante o período noturno e ainda ter a agravante de gastar a energia da bateria. Recomendamos então que ative o modo Não incomodar, que silencia as chamadas, avisos e notificações.

Sincronização com a ‘cloud’

Muitas aplicações aproveitam o período noturno para fazer sincronizações com a ‘cloud’ e levar a cabo cópias de segurança.

Esta atividade pode, claro está, gastar bateria e para o prevenir deve tentar agendar este processo para um período em que tenha o telemóvel a carregar ou até ativar o Modo de Baixo Consumo para poupar energia e impedir as atividades em segundo plano.

Serviços de localização

Ter os serviços de localização ativados durante o dia é, naturalmente, útil para usar aplicações de navegação e outros serviços que beneficiam saber do local onde se encontram de forma a apresentar-lhe sugestões mais relevantes. No entanto, considere desativar os serviços de localização do telemóvel quando for dormir, uma vez que não há necessidade do telemóvel saber onde está se estiver a dormir.

Pode ainda verificar que aplicações têm permissão de acesso à sua localização e, desativando algumas, pode ter assim alguns ganhos de autonomia.

Leia Também: O 'truque' que o vai ajudar a ver YouTube durante a noite

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas