Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Amazon paga multa por violar privacidade de crianças com assistente Alexa

A Amazon acordou hoje com as autoridades dos Estados Unidos pagar uma multa de 23,4 milhões de euros por alegada violação das normas de privacidade de crianças com a sua popular assistente de voz Alexa.

Amazon paga multa por violar privacidade de crianças com assistente Alexa
Notícias ao Minuto

23:29 - 31/05/23 por Lusa

Tech Alexa

A gigante do comércio eletrónico também se comprometeu a reformar as práticas de exclusão de gravações de menores e a implementar medidas de privacidade mais rígidas, anunciou a Federal Trade Commission (FTC) em comunicado.

A Amazon confirmou, por sua vez, que chegou a acordo com as autoridades dos EUA para resolver as reclamações da FTC sobre o tratamento de dados colhidos pela Alexa.

"Embora discordemos das alegações da FTC e neguemos a violação da lei, este acordo resolve o assunto e acreditamos que é importante colocá-lo no contexto correto", afirmou a empresa em comunicado.

Na nota, destaca levar muito a sério as suas responsabilidades com os utilizadores da Alexa e famílias, e defendeu as medidas acordadas, garantindo que vai continuar a introduzir mais recursos de privacidade no futuro.

De acordo com a FTC, a Amazon violou os regulamentos da Children's Online Privacy Protection (COPPA) ao impedir que os pais exerçam o direito a eliminar os dados e ao guardar dados confidenciais de voz e geolocalização durante anos para seu benefício, criando o risco de acesso indevido aos dados.

"O histórico da Amazon de enganar os pais, manter as gravações das crianças indefinidamente e desobedecer aos pedidos de remoção dos pais violou a COPPA e sacrificou a privacidade para obter lucro", disse em comunicado o diretor do departamento de proteção ao consumidor da FTC, Samuel Levine.

Como parte do acordo, a Amazon vai ter de eliminar contas de crianças inativas e certas informações de gravação e geolocalização, e não vai poder usar esses dados para algoritmos.

O acordo foi anunciado no mesmo dia em que a Ring, subsidiária da Amazon especializada na venda de campainhas com vídeo para residências, concordou pagar outra multa por violação das leis de privacidade no tratamento de dados de gravações.

Leia Também: Onze funcionárias de hospital em New Hampshire grávidas ao mesmo tempo

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório