Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Muita atenção. Burla conhecida está de volta ao WhatsApp

Investigadores de cibersegurança do Reino Unido lançaram um novo alerta.

Muita atenção. Burla conhecida está de volta ao WhatsApp
Notícias ao Minuto

09:17 - 04/04/23 por Miguel Dias

Tech Whatsapp

Um grupo de investigadores na área da cibersegurança da Action Fraud no Reino Unido lançou o alerta para um esquema que voltou a ter os utilizadores do WhatsApp como alvos. O esquema usa um código de números com seis dígitos e já foi usado no passado de forma a ter acesso total aos dispositivos móveis, assim como ao conteúdo nele armazenado.

Tudo começa com a chegada de uma mensagem de um amigo no que parece ser uma conversa normal. Ao mesmo tempo, o alvo deste esquema recebe também um código de seis dígitos, com o seu contacto a indicar que o código foi enviado por engano e a pedir para que seja reencaminhado.

Caso isto aconteça consigo aconselha-se a que pare de imediato a conversa. Como conta o Mirror, o burlão precisa de receber este código para ter acesso total ao seu WhatsApp. Caso envie o código pode até mesmo ficar sem acesso à sua conta.

Os conselhos para lidar com este tipo de situação não podem muito ao habitual e consistem em tentar contactar por chamada de voz qualquer pessoa que lhe faça um pedido fora do habitual. A autenticação por dois fatores também deve ser ativada de forma a ter uma camada extra de proteção e, por fim, bloquear e denunciar qualquer contacto suspeito.

Leia Também: "Mais um?". Eis como deixar de ser adicionado a grupos no WhatsApp

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório