Meteorologia

  • 25 JULHO 2024
Tempo
26º
MIN 19º MÁX 27º

'Startups'. Portugal Ventures já investiu 4,8 milhões e quer gastar mais

A Portugal Ventures já investiu, ao longo de três edições da iniciativa Call Innov-ID, 4,8 milhões de euros em 'startups' e tem na calha "mais 22 investimentos a realizar até ao fim de 2023", adiantou a sociedade, num comunicado.

'Startups'. Portugal Ventures já investiu 4,8 milhões e quer gastar mais
Notícias ao Minuto

15:01 - 27/03/23 por Lusa

Tech Portugal Ventures

"No âmbito de um conjunto de medidas do Governo em plena pandemia, a Portugal Ventures, sociedade de capital de risco do Grupo Banco Português de Fomento, lançou, em parceria com a Agência Nacional de Inovação [ANI], a Call Innov -ID, uma iniciativa com o objetivo de potenciar projetos ou empresas em crescimento, numa fase inicial", referiu.

O objetivo é que estas entidades "tenham disponibilidade financeira e capitais próprios suficientes para se desenvolverem e gerarem novas rondas de capital", destacou.

Segundo a Portugal Ventures, o financiamento de 100 mil euros por projeto "pretende cobrir uma falha de mercado no acesso a investimento em 'startups' em fase 'pre-seed' (inicial), cuja tecnologia estava já desenvolvida, mas que se encontravam em fase de protótipo, prova de conceito ou em validação de 'product-market-fit'".

Segundo a empresa, esta foi a forma encontrada "para manter os projetos vivos e apoiados, com efeitos positivos no ecossistema empreendedor nacional".

A Call Innov-ID foi lançada inicialmente em maio de 2020 e conta já com três edições, recordou a Portugal Ventures. A terceira edição decorreu entre 21 de outubro de 2022 e 15 de fevereiro de 2023.

A sociedade investiu assim em 48 'startups', distribuídas pelos setores Digital e Tecnologia, Indústria e Tecnologia, bem como Ciências da Vida/Tecnologias da Saúde, sendo que "em 'pipeline' estão mais 22 investimentos a realizar até ao fim de 2023", adiantou.

Por outro lado, dos 48 investimentos realizados, "11 empresas já levantaram capital em novas rondas de investimento num total de 10,1 milhões de euros e 18 empresas têm em curso processos de ronda de investimento com a expectativa de angariar um total de 16,4 milhões de euros", disse a Portugal Ventures.

A sociedade recebeu, nas três edições, 313 candidaturas, que "foram predominantemente de empreendedores masculinos e com idades compreendidas entre os 31 e os 40 anos".

"Relativamente às empresas candidatas, o foco vai para equipas com menos de seis elementos, com empresa constituída há menos de um ano ou sem empresa constituída, e por consequência sem volume de negócios", destacou ainda a Portugal Ventures.

As candidaturas vieram um pouco de todo o país, com destaque para Lisboa, Porto, Coimbra e Aveiro.

ALYN // CSJ

Lusa/Fim

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório