Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

"Papa rapper" e com estilo? IA voltou a fazer das suas e a 'net' delirou

Depois das imagens de uma eventual detenção de Donald Trump, Francisco foi o mais recente alvo da inteligência artificial. A Internet delirou, com a imagem a tornar-se rapidamente viral, mas há quem alerte para o perigo desta tecnologia.

"Papa rapper" e com estilo? IA voltou a fazer das suas e a 'net' delirou
Notícias ao Minuto

09:08 - 27/03/23 por Notícias ao Minuto

Tech IA

Nos últimos dias, uma imagem do Papa Francisco, com um casaco branco, mais conhecido por 'puffer', tornou-se viral nas redes sociais. A imagem, que foi gerada a partir de um programa de inteligência artificial (IA), foi vista por milhões de pessoas e muitas acharam mesmo que era real.

Para criar a imagem foi usado o programa Midjourney, o mesmo que há uns dias foi utilizado por Eliot Higgins, diretor do Bellingcat, site que se dedica ao jornalismo de investigação, para gerar imagens  de uma eventual detenção de Donald Trump, antigo presidente dos Estados Unidos. 

Segundo o iNews, a imagem do Papa terá sido partilhada pela primeira vez numa página do Reddit dedicada à inteligência artificial e foi depois republicada no Twitter, onde se tornou viral. 

Henry Ajder, especialista em IA, disse que este tipo de tecnologia se desenvolveu à "velocidade da luz" no ano passado e não mostra sinais de desaceleração, estando as ferramentas a tornar-se "radicalmente acessíveis" e de fácil utilização.

"Boa parte desta imagem parece muito boa, especialmente à primeira vista, as pessoas podem pensar que o Papa está realmente a adotar o senso de moda italiano", disse, citado pelo jornal britânico, notando, contudo, que há falhas visíveis que confirmam que a imagem é falsa, como a mão direita de Fransico, que tenta agarrar uma garrafa de água.

Apesar das falhas e da qualidade "plástica" destas imagens, Ajder alerta que este é o tipo de questão que pode vir a ser resolvida em meses ou anos, levando a que as pessoas já não consigam distinguir uma imagem real de uma falsa.

O especialista disse que o Midjourney está a trabalhar em restrições de segurança, contudo, avisa que a situação se pode tornar uma preocupação.

"Algumas destas imagens já são muito, muito difíceis de determinar se são reais ou não. Isso dá-nos uma noção de como os agentes mal-intencionados, agentes que espalham a desinformação, podem usar essas ferramentas como armas, principalmente porque algumas das falhas do modelo atual começam a ser treinadas e desaparecem", alertou.

Daniel Jolley, professor assistente da Universidade de Nottingham especializado em desinformação, admitiu que não percebeu que a foto do Papa era falsa ao navegar pelo Twitter.

"Eu genuinamente ri e pensei que coisa estranha para o Papa vestir, nem percebi que era falso. A foto é de muito boa qualidade – e esse é o perigo deste tipo de desinformação, uma vez que fica tão boa", confessou.

Olhando para o lado mais 'leve' da situação, os utilizadores apressaram-se a brincar com a imagem, com alguns a descrevê-la como um "Papa rapper", que ia abrir concertos de artistas como Drake, ou a dizer que o sumo pontífice estaria a "embarcar num voo da Ryanair" e a tentar "evitar taxas de bagagem adicional".

Leia Também: Papa alarga lei sobre abusos sexuais aos líderes leigos de associações

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório