Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Imaginou a detenção de Trump? Estas imagens mostram como poderia ter sido

O ex-presidente dos Estados Unidos acabou por não ser detido na terça-feira, uma possibilidade que o próprio tinha anunciado há uns dias. Houve, no entanto, quem desse 'asas à imaginação', e mostrasse como poderiam ser essas imagens. Sim, são falsas, não se deixe enganar.

Notícias ao Minuto

13:02 - 22/03/23 por Notícias ao Minuto

Mundo EUA

O início desta semana ficou marcado pela mensagem deixada pelo ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump, a dar conta de que deveria ser detido nos próximos dias. "Aquele que é, de longe, o principal candidato republicano e antigo presidente dos Estados Unidos será detido na terça-feira. Manifestem-se, recuperem a nossa pátria", escreveu Trump na sua rede social, Truth Social.

A declaração deixou não só o país que já presidiu, em estado de alerta, como grande parte do mundo, dado que Trump se tornaria a o primeiro ex-presidente norte-americano a enfrentar um processo criminal. Em causa está o alegado envolvimento de Trump no pagamento de 13 mil dólares (cerca de 12 mil euros) feito em 2016 à atriz pornográfica Stormy Daniels, por forma a impedi-la de divulgar publicamente os registos de um encontro sexual que esta disse ter tido com ele.

Apesar de as autoridades nova-iorquinas terem ficado também em alerta, montando alguns perímetros de segurança junto ao Tribunal de Manhattan, a terça-feira não se revelou tempestuosa, dado que não houve detenção - pelo menos, para já.

Mas houve quem desse asas à imaginação e pensasse num 'e se'. É o caso do diretor do Bellingcat, site que se dedica ao jornalismo de investigação. Eliot Higgins gerou, a partir de um programa de inteligência artificial chamado Midjourney, imagens de uma eventual detenção de Donald Trump. As imagens foram partilhadas pelo jornalista no Twitter, e as publicações tornaram-se virais - algumas ainda antes de segunda-feira. 

Para além de fotografias de um possível momento de detenção, foram também fabricadas imagens de Donald Trump na prisão, assim como as reações dos seus familiares. Já esta quarta-feira, o jornalista que partilhou as imagens no Twitter escreveu que após as imagens se tornarem virais, já não conseguiu aceder ao programa onde foram criadas. "Aparentemente, fazer uma publicação viral sobre o Donald Trump com recurso às imagens do Midjourney é o suficiente para ser banido do programa", lê-se na publicação.

Veja as imagens (do futuro?) na galeria acima.

Leia Também: Possível acusação de Trump atrai imprensa a Nova Iorque, mas pouco apoio

Recomendados para si

;
Campo obrigatório