Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

WhatsApp pode ser banido no Reino Unido, diz líder da empresa

O aviso surge face à progressão de nova legislação que poderá obrigar apps de mensagens a enfraquecer a encriptação.

WhatsApp pode ser banido no Reino Unido, diz líder da empresa
Notícias ao Minuto

08:34 - 10/03/23 por Miguel Dias

Tech Whatsapp

O responsável pelo WhatsApp, Will Cathcart, admitiu que o serviço de mensagens providenciado pela empresa pode vir a ser banido no Reino Unido caso seja aprovada nova legislação que enfraquece as proteções de encriptação da plataforma.

A legislação em questão - conhecida como Online Safety Bill - começou por ser introduzida por Boris Johnson e defende que o governo ou o regulador Ofcom exija que as apps sejam capazes de analisar mensagens à procura de conteúdo terrorista ou abuso sexual de crianças. Todavia, este objetivo só poderá ser cumprido caso apps como o WhatsApp (e alguns rivais como a Signal ou a Telegram) enfraqueçam as atuais proteções de privacidade.

Pois bem, isto parece ser algo que Cathcart não está disposto a fazer.

“É uma coisa impressionante de se pensar. A experiência que temos em todo o mundo é que acontece apenas com governos que estão a tentar prejudicar a capacidade dos seus cidadãos de comunicarem livremente”, explicou Cathcart de acordo com o The Independent. “Quanto uma democracia liberal pergunta ‘É OK procurar conteúdo legal nas comunicações privadas de toda a gente?’, isso reforça que outros países do mundo que têm definições diferentes de conteúdo ilegal possam sugerir a mesma coisa”.

O líder do WhatsApp notou que a app está disponível a nível global e que será impossível enfraquecer a encriptação do serviço apenas no Reino Unido. A legislação em questão ainda se encontra a ser analisada pelo parlamento inglês mas, no caso do WhatsApp, Cathcart já adiantou que recusará qualquer pedido para ‘abrir’ a encriptação da plataforma - o que o executivo receia que possa abrir caminho a uma proibição do WhatsApp no país.

Não acredito que as pessoas queiram viver num mundo onde é ilegal comunicar de forma privada com outra pessoa”, afirmou Cathcart. “Penso que muitas pessoas gostariam disso. Mas ainda penso que é uma coisa má”.

Leia Também: Eis as grandes vantagens de usar o WhatsApp no computador

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório