O filme português dos Óscares vai chegar ao 'streaming' e à TV

O filme 'Ice Merchants', de João Gonzalez, chega no domingo aos serviços pagos de televisão e a duas plataformas de 'streaming', no dia em que são anunciados os vencedores dos Óscares.

Notícia

© DR

Lusa
09/03/2023 15:59 ‧ 09/03/2023 por Lusa

Tech

Streaming

De acordo com a distribuidora Cinemundo, a curta-metragem de animação de João Gonzalez, que está nomeada para os Óscares, "fica disponível para aluguer e compra" a partir de domingo no videoclube "de todos os operadores nacionais", MEO, NOS, Vodafone e NOWO.

O filme também estará disponível nas plataformas de 'streaming' Filmin e Rakuten TV e no 'site' oficial da Cinemundo.

Numa iniciativa rara para uma curta-metragem, 'Ice Merchants' estreou-se nas salas de cinema a 16 de fevereiro, tendo sido visto desde então por mais de 7.500 espectadores.

A curta-metragem conta a história de um pai e um filho pequeno, que vivem numa casa suspensa num penhasco, e todos os dias fazem uma jornada arriscada para vender gelo na aldeia no sopé.

Na rotina diária de pai e filho, com pequenos gestos que fortalecem a relação entre ambos, é notada a ausência da mãe.

'Ice Merchants', contado apenas por imagens desenhadas e por música composta por João Gonzalez, tem coprodução da portuguesa Cola Animation com Reino Unido e França. A animação é coassinada por João Gonzalez e Ala Nunu.

O filme teve estreia mundial em 2022 na Semana da Crítica de Cannes, em França, onde foi premiado.

A agência da Curta-Metragem lembra que 'Ice Merchants' somou nove prémios em festivais qualificantes para os Óscares, e conquistou cerca de 50 outros prémios e menções especiais em festivais de cinema.

A 95.ª cerimónia de entrega dos Óscares está marcada para domingo à noite em Los Angeles, Califórnia (já será na madrugada de segunda-feira, hora de Lisboa).

Para o Óscar de Melhor Curta-Metragem de Animação estão ainda nomeados os filmes "The Boy, the Mole, the Fox and the Horse", de Peter Baynton e Charlie Mackesy, "The Flying Sailor", de Amanda Forbis e Wendy Tilby, "My Year of Dicks", de Sara Gunnarsdóttir e Pamela Ribon, e "An Ostrich Told Me the World Is Fake and I Think I Believe It", de Lachlan Pendragon.

Leia Também: Netflix é a opção mais cara, mas é a preferida dos portugueses

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas