Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

DGS foi alvo de ciberataque mas 'site' está funcional

A Direção-Geral da Saúde (DGS) informou hoje que o seu 'site' foi alvo de um ciberataque que impediu o acesso aos dados e serviços, mas pelas 23h00 "estava funcional" e o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) já foi contactado.

DGS foi alvo de ciberataque mas 'site' está funcional
Notícias ao Minuto

23:51 - 28/01/23 por Lusa

Tech DGS

"A Direção-Geral da Saúde informa que a sua página oficial - www.dgs.pt - foi alvo de um ciberataque que impediu o acesso aos dados e serviços habitualmente disponíveis", lê-se numa nota da DGS.

Na mesma nota, enviada à noite, a DGS indicava que o 'site' já estava operacional.

A Direção-Geral da Saúde refere ainda que "contactou o Centro Nacional de Cibersegurança, que está a avaliar e a acompanhar a situação, por forma a serem tomadas medidas para mitigar o impacto deste ataque".

Esta informação, acrescenta a DGS, "será atualizada sempre que pertinente".

O jornal Expresso noticiou hoje que os endereços de Internet da DGS e da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa "encontravam-se inoperacionais desde, pelo menos, o início da tarde de sábado, na sequência de um ataque de um grupo de ciberativistas russos".

"No circuito de contra e ciberespionagem circularam indícios de que o grupo Killnet, que costuma ser apontado como um braço de operacional e propagandístico do governo russo no submundo digital, lançou um repto para um ciberataque de congestionamento de redes contra instituições médicas de vários países que têm alinhado com a posição ucraniana -- entre eles Portugal", escreveu hoje o Expresso.

Leia Também: "Zangados e tristes". Eis como ficaram os 'sobreviventes' da Google

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório