Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Descobertos sinais para prever erupções solares. Podem afetar comunicação

Cientistas descobriram novos indícios que podem ajudar a prever quando e onde poderá ocorrer a próxima erupção solar, fenómeno que pode comprometer a segurança dos astronautas no espaço, interromper comunicações e provocar apagões elétricos.

Descobertos sinais para prever erupções solares. Podem afetar comunicação
Notícias ao Minuto

16:42 - 18/01/23 por Lusa

Tech Ciência

Investigadores da organização científica NorthWest Research Associates, nos Estados Unidos, descobriram que a coroa (camada superior da atmosfera do Sol) produz clarões de pequena escala acima das regiões prestes a produzirem erupções.

As erupções solares são explosões na superfície do Sol causadas por alterações no seu campo magnético. Estas explosões libertam níveis elevados de radiação e partículas a altas velocidades.

Devido ao impacto que as erupções solares podem causar no espaço e, especialmente, na Terra, a atividade do Sol é monitorizada através de vários observatórios.

Para o novo estudo, publicado na revista científica The Astrophysical Journal, os cientistas usaram imagens do Observatório de Dinâmica Solar da agência espacial norte-americana (NASA) para detetar pequenos sinais na coroa que podem ajudar a identificar as regiões solares que têm mais probabilidade de gerar erupções.

Os cientistas já tinham estudado como a atividade nas camadas inferiores da atmosfera solar - a fotosfera e a cromosfera - pode sinalizar a iminência de uma erupção em regiões ativas, muitas vezes marcadas por aglomerados de manchas solares.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório