Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Conhecidos os nomes dos novos astronautas da Agência Espacial Europeia

Um dos novos recrutas é um velocista paralímpico britânico.

Conhecidos os nomes dos novos astronautas da Agência Espacial Europeia
Notícias ao Minuto

15:50 - 23/11/22 por Ema Gil Pires

Tech Espaço

A Agência Espacial Europeia (ESA) anunciou, esta quarta-feira, os nomes dos seus novos astronautas. Das candidaturas de mais de 22 mil pessoas, apenas 17 das mesmas foram selecionadas para fazer parte do leque de formandos para este ano.

Das escolhas feitas pela Agência Espacial Europeia destaca-se a de John McFall, um velocista paralímpico britânico que ficou sem uma perna na sequência de um acidente de mota, quando tinha 19 anos de idade. Torna-se, assim, no primeiro astronauta com deficiência a ser recrutado pela referida entidade.

John McFall vai juntar-se ao  corpo de formação espacial para trabalhar com designers e engenheiros, com o objetivo de determinar se será mesmo possível fazer com que ele se torne na primeira pessoa com deficiência a ir ao Espaço.

Dos 17 nomes escolhidos para fazer parte da turma de 2022 da Agência Espacial Europeia, cinco deles passaram, por sua vez, a integrar o leque de 'astronautas de carreira' da agência espacial - e vão, assim, juntar-se aos sete que a entidade tem, atualmente, no ativo. São eles Marco Sieber (Suíça), Raphaël Liégeois (Bélgica), Rosemary Coogan (Reino Unido), Pablo Álvarez Fernández (Espanha) e Sophie Adenot (França).

Segundo foi anunciado pela agência, a contratação destes profissionais foi feita com a perspetiva de que eles possam vir a integrar missões na Estação Espacial Internacional na segunda metade desta década, bem como viagens à Lua nos anos seguintes.

Os restantes selecionados - Meganne Christian (Reino Unido), Anthea Comellini (Itália), Sara García Alonso (Espanha), Andrea Patassa (Itália), Carmen Possnig (Áustria), Arnaud Prost (França), Amelie Schoenenwald (Alemanha), Aleš Svoboda (República Checa), Sławosz Uznański (Polónia), Marcus Wandt (Suécia) e Nicola Winter (Alemanha) - vão fazer parte do grupo de astronautas de reserva.

Os indivíduos com este estatuto não farão parte do staff permanente da Agência Espacial Europeia, embora possam ser selecionados para participar em missões específicas sempre que necessário.

A propósito desta operação de recrutamento, o diretor-geral da referida agência, Josef Aschbacher, fez questão de salientar que "quase 50%" dos novos recrutas são mulheres. Isto depois de, na anterior campanha desta natureza, apenas uma mulher ter sido escolhida pela agência espacial de entre todos os candidatos.

Leia Também: Viver na Lua? "Ainda esta década", diz responsável da NASA

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório