Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Elon Musk perde 8,3 mil milhões em um dia, mas continua a ser o mais rico

O CEO da Tesla, SpaceX e Twitter perdeu cerca de 100 mil milhões de dólares só este ano, mas nem assim cai do pódio.

Elon Musk perde 8,3 mil milhões em um dia, mas continua a ser o mais rico
Notícias ao Minuto

22:04 - 23/11/22 por Notícias ao Minuto

Tech Elon Musk

O homem mais rico do mundo continua a liderar as fortunas mundiais, mesmo depois de um dia de perdas drásticas no mercado. O empresário Elon Musk perdeu cerca de 8,6 mil milhões de dólares (cerca de 8,3 mil milhões de euros) em apenas 24 horas, depois da Tesla, empresa da qual é em parte proprietário, ter caído a pique na bolsa para o pior valor em dois anos.

Musk é dono de cerca de 15% das ações da Tesla, a empresa de veículos e componentes elétricos que se tornou num dos principais vendedores de carros elétricos do mundo.

A Tesla é o principal 'ganha-pão' de Musk, pelo que os recentes percalços da empresa justificam a queda na sua fortuna. As restrições implementadas pelo governo chinês na sua política de 'covid zero' têm impactado a produção da Tesla nas fábricas na China e, recentemente, a empresa procedeu à recolha de 300 mil veículos devido a problemas nas luzes - além de estar a enfrentar um aumento nos custos dos componentes.

Em um ano, as ações da Tesla caíram 58,03%, segundo o site Gizmodo.

Não tem sido um ano particularmente auspicioso para as contas do bilionário. Segundo os órgãos económicos Bloomberg e Forbes, a fortuna pessoa de Musk situa-se entre os 164 mil milhões e os 175 mil milhões de dólares, sendo que, em novembro de 2021, a sua fortuna situava-se entre os 305 e os 329 mil milhões de euros.

Quanto ao Twitter, a sua mais recente aventura, a abordagem polémica e agressiva do empresário na gestão da empresa levou a que muitos patrocinadores decidissem abandonar a rede social.

O bilionário de origem sul-africana vendeu quase 15 mil milhões de euros das suas ações da Tesla para financiar a compra da rede social. Em outubro, depois de ter tentado desistir da compra e ser obrigado a fazê-la pela justiça norte-americana, Musk gastou mais de 42 mil milhões de euros para comprar o Twitter, naquela que foi a maior compra de sempre de uma empresa da área da tecnologia.

Apesar destas perdas constantes, o lugar de Musk no topo do mundo está garantido, para já. Segundo a lista atualizada de bilionários da Forbes, o segundo homem mais rico do mundo, Bernard Arnault (dono das marcas de luxo do grupo LVMH), está a cerca de 8 mil milhões de euros de distância de Musk. Jeff Bezos, dono da Amazon, já chegou a ser o mais rico do mundo mas está agora no quarto lugar, com uma fortuna de mercado de 112 mil milhões de euros.

Elon Musk tem promovido aquilo que considera ser uma política de total liberdade de expressão no Twitter, autorizando a reintegração das contas de figuras como Donald Trump, Jordan Peterson ou Kanye West, que tinham sido banidos por comentários xenófobos, racistas, transfóbicos. No entanto, ao mesmo tempo que garante querer criar um espaço totalmente livre, a rede social passou a suspender ou banir contas que gozem com o empresário.

Leia Também: "Informações insuficientes". Moody´s deixa de classificar Twitter

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório