Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

5G: Número de estações base em Portugal sobe 48% no 3.º trimestre

O número de estações de base 5G instaladas em Portugal aumentou 48% no terceiro trimestre, face aos três meses anteriores, para 4.317, distribuídas por 271 concelhos, o que representa 88% do total, divulgou o regulador Anacom.

5G: Número de estações base em Portugal sobe 48% no 3.º trimestre
Notícias ao Minuto

15:37 - 10/11/22 por Lusa

Tech 5G

No final de setembro, de acordo com informação reportada à Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom), "o número de estações base instaladas no território nacional com tecnologia 5G ascendia a 4.317 estações, distribuídas por 271 concelhos (88% dos concelhos do país) e por 1.191 freguesias (39% das freguesias no país)".

Relativamente aos dados do segundo trimestre, a Anacom detalha a evolução registada na cobertura do 5G no país.

Além do crescimento do número de estações de base 5G, "o número de concelhos em que existem estações 5G cresceu 37%", na mesma proporção no que respeita às freguesias.

Nas freguesias de baixa densidade, o aumento das estações 5G foi de 86% e nas freguesias das regiões autónomas o crescimento foi de 264%, no período em análise.

De acordo com a Anacom, "a NOS mantém-se como o operador que, até ao final do terceiro trimestre de 2022, instalou mais estações de base, sendo seguida pela Vodafone e pela Meo [Altice Portugal]".

Contudo, "no que respeita à variação do número de estações instaladas face ao trimestre anterior, esta foi pequena no caso da NOS (apenas 2%) e, no caso da Vodafone e da Meo, situou-se em 200% e 65%, respetivamente".

Leia Também: Macau atribui licenças 5G à CTM e China Telecom

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório