Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Ucrânia. Pentágono pondera 'pagar a conta' da rede Starlink

Dinheiro para pagar o serviço será proveniente de um fundo destinado ao fornecimento de armas para a Ucrânia.

Ucrânia. Pentágono pondera 'pagar a conta' da rede Starlink
Notícias ao Minuto

21:41 - 17/10/22 por Notícias ao Minuto

Tech Starlink

Depois da sugestão feita por Elon Musk, fundador da SpaceX, nesse sentido, o Pentágono está agora a considerar 'pagar a conta' do serviço de Internet por satélite Starlink, que tem sido uma ferramenta vital de comunicação para os militares ucranianos.

A notícia é agora avançada pelo Politico, que acrescenta que o dinheiro para pagar o serviço será proveniente de um fundo destinado ao fornecimento de armas para a Ucrânia, de acordo com dois funcionários norte-americanos envolvidos no potencial acordo.

Em causa está a  Iniciativa de Assistência à Segurança da Ucrânia, concebida com o objetivo de fornecer apoio duradouro às Forças Armadas ucranianas através do financiamento de contratos com empresas americanas a propósito de armas e equipamento que seriam entregues no espaço de meses ou até mesmo anos.

A notícia surge depois de, tal como reportado pela CNN Internacional, o CEO da SpaceX, Elon Musk, ter adiantado que a empresa deixaria de providenciar gratuitamente à Ucrânia o serviço de Internet por satélite Starlink, tendo o empresário avisado o Pentágono de que não conseguiria efetuar o financiamento.

“Não estamos em posição de continuar a doar terminais à Ucrânia ou financiar os atuais terminais por um período indefinido de tempo”, escreveu a SpaceX na carta enviada no mês de setembro, pedindo ao governo dos EUA que continuasse a financiar a rede de satélites.

Ao que tudo indica, as 'preces' de Elon Musk terão mesmo sido ouvidas, o que significa que as tropas ucranianas poderão continuar a contar com as mais-valias estratégicas que têm sido fornecidas pelo serviço Starlink. 

Leia Também: SpaceX vai aceitar doações para financiar serviço Starlink

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório