Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Hackers dizem ter roubado dados de milhares de clientes da TAP

Na semana passada, a empresa garantiu que “não foi apurado qualquer facto que permita concluir ter havido acesso indevido a dados de clientes”.

Hackers dizem ter roubado dados de milhares de clientes da TAP

O grupo hacker Ragnar Locker alegou, esta quarta-feira, ser responsável pelo ataque informático de que a TAP Air Portugal foi alvo na semana passada e diz ter conseguido roubar dados de mais de 400 mil clientes, ao contrário do que a transportadora aérea alegou. 

O ataque ocorreu na noite de quinta-feira, segundo revelou a TAP no dia seguinte. Na altura, a empresa garantiu que “não foi apurado qualquer facto que permita concluir ter havido acesso indevido a dados de clientes”.

No entanto, o grupo Ragnar Locker diz ter “algumas razões para acreditar que centenas de gigabytes podem estar comprometidos”. “Há vários dias, a TAP Air Portugal fez um comunicado de imprensa onde afirmava com confiança que repeliu com sucesso o ataque cibernético e nenhum dado foi comprometido (mas temos algumas razões para acreditar que centenas de gigabytes podem estar comprometidos)”, escreveu o grupo numa publicação no seu blog, republicada nas redes sociais.

O grupo partilhou ainda uma imagem do que aparenta ser informação de clientes roubada dos servidores da TAP, incluindo nomes, datas de nascimento, e-mails, e endereços. E atirou: “Tentem adivinhar o que acontecia se alguém (adivinhem quem?) disponibilizasse uma gigantesca quantidade de provas irrefutáveis que mostram que o comunicado da TAP não é verdade”.

“Temos a certeza de que entre os nossos leitores e seguidores pode haver alguém que consiga passar a mensagem à administração da TAP, que pelo leak de apenas 400.000 dados pessoais de clientes, a easyJet enfrenta uma ação coletiva no valor de 180 milhões multa por perder os dados”, acrescentou o grupo, que frisou o número de dados roubados à TAP “excede o incidente com a companhia easyJet”.

Contactada pela CNN Portugal, a TAP afirmou ter conhecimento da alegação do grupo e disse estar a investigar a situação, remetendo para o comunicado da semana passada. 

“A TAP foi alvo de um ciberataque na noite do dia 25 de agosto. Os mecanismos de segurança da TAP foram prontamente acionados e os acessos indevidos bloqueados. Ao longo da noite e madrugada as equipas da TAP têm levado a cabo uma investigação a este evento. A integridade operacional está garantida, pelo que não há qualquer risco para a segurança de voo”, lia-se na nota enviada às redações na semana passada.

Leia Também: Marcelo lembra que TAP "custa muito dinheiro aos portugueses"

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório