Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 13º MÁX 26º

TAP foi alvo de ciberataque, mas "integridade operacional está garantida"

Ciberataque foi detetado na quinta-feira à noite. A companhia aérea garante, contudo, que a "integridade operacional está garantida, pelo que não há qualquer risco para a segurança de voo".

TAP foi alvo de ciberataque, mas "integridade operacional está garantida"
Notícias ao Minuto

11:45 - 26/08/22 por Beatriz Vasconcelos

Economia TAP

A TAP anunciou, esta sexta-feira, que foi alvo de um ciberataque na quinta-feira à noite, dia 25 de agosto. A empresa diz ter acionado os mecanismos de segurança e garante que a integridade operacional está garantida. 

"Os mecanismos de segurança da TAP foram prontamente acionados e os acessos indevidos bloqueados. Ao longo da noite e madrugada as equipas da TAP têm levada a cabo uma investigação a este evento. A integridade operacional está garantida, pelo que não há qualquer risco para a segurança de voo", pode ler-se num comunicado enviado às redações. 

A companhia aérea acrescenta ainda que o plano de contingência continua ativo e que a empresa "está a trabalhar em articulação com as autoridades com competências nesta matéria".

A TAP acrescenta ainda, na mesma nota, que ao "longo da noite e madrugada" as equipas de trabalho da empresa têm levado a cabo uma "investigação a este evento".

Em junho, recorde-se, o coordenador do CERT.PT, serviço integrante do Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), Nuno Marques, afirmou que é "importante" perceber que todos vão ser alvo de ciberataques, sendo que este tipo de ataques regista um "crescendo" nos últimos anos.

Por isso, "cada vez mais vamos ser mais atacados e não deixem para lições aprendidas fazer os planos", alertou. Porque os planos de prevenção, de contingência, "já têm que existir" antes dos ataques, salientou. Durante um ciberataque existem quatro fases - prevenção, deteção, mitigação e recuperação.

[Notícia atualizada às 11h58]

Leia Também: Sindicato diz que resultados da TAP mostram sacrifício dos trabalhadores

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório