Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

'F1 2022'. O jogo certo para todos os fãs de Fórmula 1?

EA Sports adquiriu a Codemasters no ano passado. Será que este facto trouxe mudanças drásticas?

Notícias ao Minuto

11:15 - 22/07/22 por Ruben Valente

Tech Análise

Lançado no início deste mês para PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series, Xbox One e PC, o 'F1 22' apresenta-se pela segunda vez sobre a alçada da EA Sports, mas este ano a influência parece maior até porque o nome da produtora faz parte do título do videojogo.

Passando estas questões e indo direto ao assunto, vamos às grandes novidades da versão deste ano. Antes de mais, importa frisar que a nossa experiência de 'F1 22' foi toda ela passada numa Playstation 5 e com um volante Thrustmaster T150.

Modos de jogo

Antes de falarmos da jogabilidade, vamos ao que o 'F1 22' traz de novo. O modo história estreado com a versão de 2021 caiu - denominada de Braking Point - e este ano os fãs são brindados com o F1 Life. E o que é isto?

No menu principal cada jogador tem um 'hub', o que não é mais do que uma mansão com várias divisões, onde tudo (ou quase tudo) é personalizável. É aqui que entram os supercarros que se podem escolher, como o Ferrari F8 Tributo ou o McLaren 720S. Estes podem ser conduzidos em várias pistas do Mundial de F1 e também estarem numa sala em exposição neste hub.

Notícias ao Minuto

Percebemos o objetivo de trazer uma extensão da vida do piloto para lá das pistas, mas a execução... talvez não tenha sido a melhor. Ainda por cima, depois do sucesso do modo Braking Point no ano passado. Será um formato a manter este F1 Life para 2023? Veremos.

O Modo Carreira não sofreu alterações e continua a não defraudar expectativas. Pelo contrário. Podemos fazer uma época inteira, com todos os treinos livres e qualificação a que temos direito, inclusive as qualificações sprint, tal como podemos encurtar as voltas, as qualificações ou até simular os treinos livres. É à vontade, e consoante o tempo, do jogador.

O My Team, modo que permite ser dono de uma 11.ª no Mundial de Fórmula 1 e ser piloto da mesma, continua também nesta versão, que traz uma novidade. Agora é possível realizar uma temporada completa na Fórmula 2 desde o lançamento do videojogo. Isto é uma excelente novidade para quem acompanha os pilotos mais jovens e para quem pretende ambientar-se à condução num modo onde os monolugares contam todos com o mesmo chassis.

Gráficos melhoram... mas não fascinam

À primeira vista notam-se melhorias na qualidade gráfica do 'F1 22'. Contudo, há muito por ainda evoluir. Longe de videojogos de simulação, como 'Gran Turismo' ou 'Forza Motorsport'. O 'ray tracing' está disponível na PS5, mas... não em corrida. Apenas nas repetições e animações de vídeo.

Os elementos das equipas e até o rosto dos próprios pilotos continua a não corresponder ao nível que se exige. Não se pede que as caras de mecânicos e funcionários da Ferrari estejam exímias, mas pelo menos Charles Leclerc e Carlos Sainz podiam estar com um rosto mais 'trabalhado', digamos assim.

Notícias ao Minuto

Porém, tirando este ponto mais negativo, na experiência de jogo, os gráficos melhoraram e nota-se que esse foi o foco principal da Codemasters e da EA Sports. Já se verifica, por exemplo, que os carros estão sujos ou algo danificados durante e no pós-corrida. Nota também para o som dos monolugares que foi melhorado, o que se faz com que a experiência de condução seja mais realística.

Jogabilidade

De 2021 para 2022 sentimos a diferença. E ainda bem. Porque se os monolugares mudaram - têm agora muito mais 'downforce' do que no ano passado - a condução virtual teria de mudar também.

A condução é bastante certeira. Levamos algumas horas a habituar-nos porque temos a sensação de que os carros estão agora mais pesados que a sua anterior geração. As curvas rápidas são mais fáceis de fazer e, por seu turno, é preciso uma maior atenção às curvas lentas. Uma boa dose de realidade oferecida pelo 'F1 22'.

Sem qualquer 'lag', ativar o DRS ou ligar o ERS é algo que ocorre com fluidez. Já que falamos de ultrapassagens, uma palavra de apreço para a melhoria da Inteligência Artificial. Os nossos adversários têm agora um comportamento mais real, o que aumenta sempre a 'verdade' do videojogo.

No entanto, se numa vertente o 'F1 22' quis aproximar-se do estilo de condução dos carros desta temporada, por outra o tão falado 'porpoising' ficou esquecido. Se acompanha o Mundial de F1 sabe perfeitamente do que estamos a falar, uma vez que com toda a certeza já viu a cabeça de Lewis Hamilton ou Carlos Sainz saltitar ao longo de uma reta devido ao bambolear dos carros. Seria estranho isso acontecer durante o jogo? Seria, mas era um pequeno pormenor que nos aproximava da realidade.

Notícias ao Minuto

Considerações finais

Podermos jogar com os novos monolugares que atendem às regras de 2022 da FIA, em todas as pistas (atualizadas) do Mundial de Fórmula 1, o que por si só já nos deixa satisfeitos. O importante da experiência mereceu grande percentagem da atenção da Codemasters e isso só pode fazer com que quem jogue se dê por satisfeito.

Há algumas arestas gráficas por limar, e talvez também seria positivo criar um modo História que nos agarre por completo. Além de que ano após ano, é necessário tentar sempre minimizar a margem a diferença que existe do virtual para o mundo real. Se tivesse de dar uma nota a este jogo, de 0 a 10 daria um 8. Isto porque acredito que há espaço para melhorar, mas que ao mesmo tempo é um jogo que vai deixar de sorriso no rosto todos os apaixonados por Fórmula 1.

Infelizmente, ao contrário do 'F1 21', a versão deste ano não nos traz o circuito do Autódromo Internacional do Algarve, o que é uma pena para todos os fãs portugueses, mas também para aqueles pelo mundo fora que adoravam a 'montanha-russa' de Portimão. Apesar de não fazer parte do calendário, o traçado algarvio poderia (somos suspeitos, é verdade) fazer parte dos circuitos jogáveis.

Pontos positivos

- Melhoria na Inteligência artificial;
- Introdução de supercarros disponíveis para condução em circuito;
- Possibilidade de completar uma temporada inteira na Fórmula 2;

Pontos negativos

- Gráficos continuam a precisar de melhorias ao nível dos pilotos e do público;
- Faltam alguns pormenores de realidade como o tão falado 'porpoising' nos monolugares;
- Ausência de um modo história;
- Ausência da 'nossa' pista do Autódromo Internacional do Algarve;

Ideal para...

Acreditamos que a Codemasters neste 'F1 22' tentou agradar ao maior número de fãs da modalidade, desde os mais casuais aos mais ferrenhos. A introdução do modo F1 Life trouxe uma componente mais leve aos jogadores que gostam de fazer corridas, mas que querem explorar mais outras vertentes como a social. A juntar a isto e, para os que gostam de um desafio diferente, existem vários supercarros disponíveis para teste numa 'hot lap' como o Aston Martin DB11, o Mercedes-AMG GT Black Series ou o Ferrari F8 Tributo.

Por outro lado, os fãs mais 'hardcore' da franquia não ficarão dececionados. Tudo o que a anterior versão trouxe ao nível de condução, esta melhorou, tentando aproximar a condução àquela que é a real dos novos carros de 2022. 

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório