Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

NASA revela novas imagens captadas pelo telescópio James Webb

O equipamento permite à agência espacial norte-americana reunir dados que, anteriormente, não seriam possíveis captar.

Notícias ao Minuto

15:52 - 12/07/22 por Miguel Dias

Tech Espaço

A NASA desvendou esta terça-feira, dia 12, a imagem “mais profunda e clara” alguma vez captada do Universo até agora. Esta é também a primeira fotografia científica e colorida captada pelo Telescópio Espacial James Webb, que contribuiu assim para um momento histórico no que diz respeito à observação do Espaço.

Não satisfeita com a divulgação da imagem, a NASA decidiu organizar uma apresentação neste dia dedicada a revelar mais imagens científicas, informações e dados.

Durante a transmissão a NASA fez questão de enaltecer que o James Webb permite acelerar a descoberta de novos exoplanetas e galáxias, assim como reunir mais dados sobre cada um deles.

A primeira imagem revelada nesta apresentação diz respeito a um exoplaneta de nome WASP-96 b, um gigante gasoso cuja atmosfera é composta por vapor de água e que fica mais próximo da respetiva estrela do que Mercúrio do nosso Sol.

A revelação da segunda fotografia começou com uma explicação da importância de aplicar cor às imagens captadas pelo James Webb, aplicando filtros vermelho, azul e amarelo de a reunir mais dados - e tornar a imagem mais bonita.

Esta segunda fotografia mostra uma nébula resultante da morte de uma estrela, na qual os investigadores da NASA conseguiram captar uma série de detalhes inéditos. Também foi apontado que as imagens permitem detetar vários processos físicos, proporcionado múltiplos dados científicos para estudar daqui para a frente. 

A terceira imagem é composta por um total de cinco galáxias, entre quais duas estão em processo de se unirem e uma delas exibe um buraco negro - o qual se estima ter uma massa 24 milhões de vezes maior do que a do nosso Sol

A quarta (e última) imagem revelada diz respeito a uma zona onde é possível verificar nascimentos de estrelas, a qual se pode dizer que é detentora de uma beleza particular.

Esta zona tem o nome de Nébula Carina e é também conhecida como "Penhascos Cósmicos". Além de proporcionar informação sobre o processo de nascimento de estrelas, a NASA diz que a fotografia em questão também coloca várias questões a que a agência espera responder em breve com mais estudos.

Na galeria acima poderá ver as fotografias já captadas pelo James Webb.

[Notícia em atualização]

Leia Também: "Histórico". NASA revela primeira imagem colorida do Universo profundo

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório