Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

NASA testou tecnologia inovadora para comunicar com hologramas

A agência conseguiu transmitir hologramas de pessoas para a Estação Espacial.

Notícias ao Minuto

10:24 - 27/04/22 por Miguel Dias

Tech Espaço

A NASA testou em outubro uma nova tecnologia com que espera melhorar as comunicações com a Estação Espacial Internacional. A agência espacial norte-americana misturou hologramas com teletransporte naquilo que ficou conhecido como ‘holoporte’, transmitindo versões virtuais para o Espaço de pessoas na Terra.

Como conta o CNet, a tripulação da Estação Espacial Internacional teve a oportunidade de ver e ouvir Josef Schmid da NASA e outros membros da equipa responsável por esta tecnologia como se também estivessem a bordo das instalações. Para tal, a NASA recorreu a tecnologia capaz de criar e transmitir modelos 3D em tempo real, o que permitiu uma comunicação muito mais fluída e intuitiva do que é habitual.

Recorrendo aos óculos de realidade mista da Microsoft, o HoloLens, os astronautas e os participantes na chamada presentes na Terra conseguiram ver-se, ouvir-se e interagir entre si como se estivessem no mesmo espaço físico.

“É uma nova forma totalmente nova de exploração humana em que a entidade humana é capaz de viajar para fora do planeta. O nosso corpo físico não está lá, mas a nossa entidade humana está definitivamente lá”, explicou Schmid.

Além de um passo importante na comunicação com astronautas, a equipa responsável por esta tecnologia também acredita que este é um avanço importante para outras áreas. “Vamos usar isto nas nossas conferências privadas de medicina, conferências privadas psiquiátricas, conferências privadas familiares e para levar VIPs à Estação Espacial para visitar os astronautas”, revelou a NASA.

Leia Também: NASA deteta asteroide que passará perto da Terra

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório