Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Madeira vai aplicar 5G em setores críticos como Saúde e Proteção Civil

O Governo Regional da Madeira e a empresa de telecomunicações NOS assinaram hoje um protocolo que tem como objetivo aplicar a tecnologia 5G num conjunto de setores críticos como a Saúde e a Proteção Civil.

Madeira vai aplicar 5G em setores críticos como Saúde e Proteção Civil
Notícias ao Minuto

14:22 - 28/03/22 por Lusa

Tech 5G

Na assinatura do documento, que teve lugar na sede da NOS Madeira, no Funchal, o administrador executivo da empresa, Manuel Ramalho Eanes, salientou que as áreas da Saúde, Educação, Proteção Civil, Mar, Transportes e Turismo serão palco para o desenvolvimento de projetos assentes na quinta geração móvel.

"2022 é indiscutivelmente o ano do 5G", sublinhou, acrescentando que até ao final do primeiro semestre deste ano "todo o arquipélago estará coberto" com a rede de quinta geração, num investimento de 12 milhões de euros.

Manuel Ramalho Eanes destacou também que, desde 2018, a NOS investiu cerca de 28 milhões de euros em tecnologias de nova geração.

O administrador executivo da empresa de telecomunicações revelou, por outro lado, que o Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal, "é hoje um local 5G", notando que estão a ser testadas soluções de assistência remota.

O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque (PSD), explicou a importância da rede 5G no dia-a-dia, reforçando que permite "que a operação digital ocorra quase em tempo real".

E exemplificou a utilidade em caso de incêndio, por exemplo.

"Se os drones estiverem a sobrevoar a zona de um incêndio, conseguem transmitir informação em tempo real aos bombeiros", afirmou.

Leia Também: Vendas globais de telemóveis 5G superam pela primeira vez as de 4G

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório