Meteorologia

  • 18 MAIO 2022
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 25º

Eleições? Saiba quais as perguntas mais pesquisadas pelos portugueses

O que são as eleições legislativas e o que cada partido defende constam entre as perguntas mais pesquisadas pelos portugueses nos últimos sete dias sobre o sufrágio de 30 de janeiro, segundo dados do Google Trends hoje divulgado.

Eleições? Saiba quais as perguntas mais pesquisadas pelos portugueses

No próximo domingo, os portugueses vão escolher os deputados da Assembleia da República, de onde sairá o próximo primeiro-ministro.

Além dos debates, na televisão, rádio e outros suportes, "foi também ao Google que os portugueses recorreram para aceder a mais informação, comparar propostas e encontrar as respostas para as suas perguntas ou dúvidas sobre as eleições", refere o Google Trends sobre o que os portugueses querem saber sobre as eleições.

Nos últimos sete dias, entre 19 e 26 de janeiro, entre as perguntas mais pesquisadas estão "o que são eleições legislativas", "o que cada partido defende em 2022" e "Chega, o que defende?".

Ainda no 'top 5' das questões pesquisadas estão "o que são partidos políticos" e "como funcionam as eleições legislativas".

Perguntas "como se forma um Governo", "como saber o círculo eleitoral", "PSD, o que defende" são outras das mais pesquisadas na última semana, comparativamente ao mesmo período da semana anterior.

Relativamente ao tema votar, a mais pesquisada foi "onde votar", seguida de "como saber onde votar" e "em quem votar 2022".

O Google Trends aponta que a quarta pergunta mais procurada sobre este tema foi "como saber em quem votar", seguida de "como antecipar o voto".

Saber "quando é o voto antecipado", o que "é o voto antecipado em mobilidade" ou como este funciona foram outras das perguntas mais pesquisadas nos últimos sete dias.

"Na lista de perguntas sobre votar, também surgiram perguntas como 'o que acontece se ninguém votar em Portugal?' e 'o que é preciso para votar pela primeira vez?'", refere o Google Trends.

Em termos de temas da agenda política, a covid-19, vacinas e saúde foram os temas mais pesquisados na última semana, seguidos de pobreza, educação, habitação, impostos e meio ambiente.

Já sobre a distribuição de interesse em cada partido político, a Iniciativa Liberal, com 26%, liderou as pesquisas, seguido do Chega (22%), Partido Social Democrata (11%), Partido Socialista (10%), CDS - Partido Popular (10%), Bloco de Esquerda (8%), Coligação Democrática Unitária (6%), Livre (4%) e Pessoas-Animais-Natureza (3%).

"No Google Trends podemos inclusivamente ir ao detalhe e perceber a distribuição do interesse por região em cada um dos partidos e ver que, por exemplo, o interesse pelo Iniciativa Liberal é maior nas franjas do litoral ou próximas do litoral do que no interior", refere.

Leia Também: "Infelizmente, a ministra da Saúde acha-se a ministra do SNS. E não é"

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório