Meteorologia

  • 22 MAIO 2022
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 23º

Dona do Facebook apresenta supercomputador para pesquisa de IA

A Meta, dona do Facebook, Instagram e WhatsApp, apresentou hoje o AI Research SuperCluster (RSC), um "supercomputador de ponta" para pesquisa de inteligência artificial (IA) e que será o "mais rápido do mundo" quando estiver concluído.

Dona do Facebook apresenta supercomputador para pesquisa de IA

O Facebook, que agora se chama Meta, salienta que o desenvolvimento da próxima geração avançada de IA "irá exigir novos computadores poderosos, capazes de triliões ('quintillion') de operações por segundo".

Nesse sentido, a Meta anuncia hoje o desenvolvimento do AI Research SuperCluster, que "acredita estar atualmente entre os supercomputadores de IA mais rápidos em execução", o qual "será o supercomputador de IA mais rápido do mundo quanto estiver totalmente construído em meados de 2022".

De acordo com a tecnológica, os investigadores da Meta já começaram a utilizar o RSC para treinar "grandes modelos em processamento de linguagem natural ('Natural Language Processing' - NPL) e visão computacional para investigação, com o objetivo de um dia treinar modelos com biliões de parâmetros".

O RSC vai ajudar os investigadores de IA da Meta a construir novos e melhores modelos de inteligência artificial que podem aprender com biliões de exemplos, desde "trabalhar em centenas de diferentes idiomas, analisar perfeitamente texto, imagens e vídeo em conjunto, desenvolver novas ferramentas de realidade aumentada, e muito mais".

Os investidores da dona do Facebook irão, assim, poder treinar os "maiores modelos necessários" para desenvolver IA avançada para visão computacional, NLP, reconhecimento de fala, entre outras aplicações.

"A Meta espera que o RSC ajude a construir sistemas de IA completamente novos que possam, por exemplo, facultar traduções de voz em tempo real para grandes grupos de pessoas, cada uma a falar um idioma diferente, para que possam colaborar perfeitamente num projeto de investigação ou jogar um jogo de realidade aumentada", acrescenta.

O trabalho feito com o RSC, sublinha a Meta, "irá abrir caminho para a construção de tecnologias para a próxima grande plataforma de computação -- o metaverso, onde aplicações e produtos orientados por IA irão desempenhar um papel importante".

Leia Também: Ativistas acusam Facebook de adiar relatório sobre impacto na Índia

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório