Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Rússia bloqueia página da Internet de organização de direitos humanos

O regulador russo de telecomunicações, Roskomnadzor (RKN), bloqueou hoje a página da Internet da organização de direitos humanos OVD-Info devido a uma decisão de um tribunal da região de Moscovo decretada no dia 20.

Rússia bloqueia página da Internet de organização de direitos humanos
Notícias ao Minuto

18:04 - 25/12/21 por Lusa

Tech Moscovo

Na conta da rede social Telegram, a OVD-info indicou que não recebeu qualquer comunicação da Roskomnadzor e não conhece as causas do bloqueio da página da Internet.

"Naturalmente, vamos esclarecer os detalhes e tentar desbloquear o site", refere a OVD-Info, que em setembro deste ano foi incluído pelo Ministério russo da Justiça na lista de "organizações que desempenham funções de agente estrangeiro".

Um representante da RKN, citado pela agência Interfax, referiu que o tribunal explicou que a decisão de bloquear o site OVD-Info relacionou-se com o facto de "fazer propaganda ao terrorismo e extremismo".

"Os administradores de redes sociais foram requeridos a eliminar as contas dessa organização", acrescentou.

O projeto OVD-Info foi criado em 2011 pelo jornalista Grigori Ojorin e pelo programador Danil Beilins para relatar o número de detidos, com nomes e apelidos, em manifestações de protesto, bem como as prisões para onde são enviados.

Essas informações foram colocadas inicialmente na rede social Facebook, tendo sido depois criado uma página na Internet.

Esta organização de direitos humanos monitoriza também perseguições por motivos políticos e abusos policiais contra detidos, fornece assistência jurídica, nomeadamente o envio de advogados a locais de detenção, defesa em julgamentos e apresentação de queixas ao tribunal.

Leia Também: Dezenas de pessoas encontradas carbonizadas dentro de veículos

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório