Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Web Summit chegou ao fim com conferência do 'pai' da World Wide Web

Sir Tim Berners-Lee marcou presença no evento na qualidade de cofundador e CTO da Inrupt, responsável pela criação da plataforma 'open souce' Solid.

Web Summit chegou ao fim com conferência do 'pai' da World Wide Web

Chegou ao fim mais uma edição da Web Summit e, para terminar o evento, a organização marcou uma conferência com aquele que é considerado o ‘pai’ da Internet: Sir Tim Berners-Lee.

O cofundador e CTO da Inrupt esteve no palco principal da Web Summit acompanhado do cofundador e CEO da mesma empresa John Bruce, numa conferência que teve como objetivo mobilizar os líderes mundiais para ajudar a criar o que acreditam ser a próxima era de prosperidade na Internet.

Esta empresa de Berners-Lee é responsável pela criação da plataforma ‘open source’ Solid, criada especialmente para lidar com dados de uma forma aberta e transparente. Na verdade, Berners-Lee admitiu que se pudesse voltar atrás - a 1989 quando criou a World Wide Web - aproveitaria para corrigir alguns problemas em que não pensou na altura.

Berners-Lee notou que, apesar de a web ter sido criada a pensar em colaboração de pessoas à distância, não implementou as funcionalidades necessárias para lidar com a segurança de dados. Da mesma forma, o foco em comunicação não levou em conta a disseminação de discurso de ódio e de desinformação.

Felizmente, Berners-Lee acredita que estes problemas podem ser corrigidos e, para tal, foi criado o protocolo Solid que reconfigura a forma como os dados são partilhados, que envolve os dados na sua própria ‘cápsula’. O objetivo desta ‘cápsula’ é dar aos utilizadores controlo completo em relação aos seus dados, incluindo mantê-los fora do alcance de outras pessoas ou até partilhá-los com amigos e familiares.

"Se usas a Internet, então podes usar o Solid", afirmou Berners-Lee.

Sobre o lançamento desta tecnologia para as massas, John Bruce garantiu que é possível disponibilizá-la para milhões de pessoas - ainda que a velocidades diferentes para empresas e pessoas.

“O nosso objetivo é chegar a um ponto em que o cidadão e o consumidor sejam a mesma pessoa”, adiantou Bruce, apontando que o objetivo é que os serviços governamentais funcionem com este protocolo e que mesmo os dados mais sensíveis dos cidadãos sejam mantidos nestas cápsulas.

[Notícia em atualização]

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório