Meteorologia

  • 28 FEVEREIRO 2024
Tempo
12º
MIN 9º MÁX 16º

Detetado pela primeira vez flúor em galáxia distante em formação

Uma equipa de astrónomos detetou pela primeira vez flúor, que existe nos dentes e ossos como fluoreto, numa galáxia distante em formação cuja luz demorou mais de 12 mil milhões de anos a chegar à Terra, foi hoje anunciado.

Detetado pela primeira vez flúor em galáxia distante em formação
Notícias ao Minuto

16:11 - 04/11/21 por Lusa

Tech Astronomia

Com recurso ao radiotelescópio ALMA, no Chile, os astrónomos detetaram flúor, na forma de fluoreto de hidrogénio, nas grandes nuvens de gás da galáxia 'NGP--190387', que é observada quando o Universo tinha 1,4 mil milhões de anos (a idade estimada do Universo é 13,8 mil milhões de anos de acordo com a Teoria do Big Bang).

A equipa científica admite que as estrelas Wolf-Rayet, estrelas muito massivas que vivem apenas alguns milhões de anos, sejam o "berço" mais provável do flúor.

Este elemento químico, que previne cáries dentárias e entra na composição das pastas de dentes, já tinha sido identificado em quasares (corpos celestes semelhantes a uma estrela) distantes.

Contudo, é a primeira vez que é detetado numa galáxia distante a formar estrelas, realça em comunicado o Observatório Europeu do Sul, parceiro no ALMA.

Apesar de longínqua, a galáxia 'NGP--190387' é "extraordinariamente brilhante", em parte devido, segundo as observações feitas com o radiotelescópio, a uma outra galáxia massiva, situada entre a 'NGP-190387' e a Terra.

Esta galáxia massiva "amplificou a luz" da 'NGP-190387', permitindo aos astrónomos detetarem a fraca radiação emitida há milhares de milhões anos pelo fluoreto de hidrogénio em 'NGP--190387'.

Os astrónomos esperam obter mais informação sobre a composição das estrelas que formam esta galáxia, observando diretamente a luz que emitem com o maior telescópio ótico do mundo, o ELT, em construção no Chile com o envolvimento de tecnologia e ciência portuguesas.

Os resultados da investigação foram publicados na revista da especialidade Nature Astronomy.

Leia Também: Espaço. Prestes a regressar à Terra, astronauta partilha vídeo imperdível

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório