Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Documentário usou IA para voltar a dar voz a Anthony Bourdain

O realizador contou ter usado um modelo de Inteligência Artificial baseado na voz do cozinheiro norte-americano.

Documentário usou IA para voltar a dar voz a Anthony Bourdain

Estreia esta sexta-feira, dia 16, nos cinemas dos EUA o documentário ‘Roadrunner: A Film About Anthony Bourdain’. Tal como o nome indica o documentário foca-se no conhecido Anthony Bourdain - falecido em 2018 - e mostra imagens de arquivo e testemunhos de amigos e conhecidos.

Além disso, este documentário contará com três citações de Bourdain que nunca foram ditas pelo cozinheiro norte-americano. Em conversa com a New Yorker, o realizador Morgan Neville explica que conseguiu reproduzir a voz de Bourdain recorrendo a um software. “Criei um modelo de Inteligência Artificial (IA) com a voz [do Anthony Bourdain]”, contou o realizador à publicação norte-americana.

Neville contou que, depois de escolher uma empresa para o auxiliar nesse processo, foi necessário ‘alimentar’ este modelo de IA com dezenas de horas de áudio de Bourdain a falar. Desta forma, diz o realizador que nem os espetadores mais atentos serão capazes de distinguir quais as frases que foram ou não ditas pelo cozinheiro.

“O Tony [Bourdain] não teria problemaS com isso. Estava apenas a tentar dar vida [às citações”, afirmou Neville em conversa com a GQ.

Leia Também: A inovadora televisão enrolável da LG custará 84 mil euros

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório