Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Observatório Espacial de Pampilhosa da Serra recebe novo telescópio

O Observatório Espacial da Pampilhosa da Serra, na aldeia de Porto da Balsa, recebeu um novo telescópio que ficará ao serviço do Ministério da Defesa Nacional, anunciou hoje aquele município do interior do distrito de Coimbra.

Observatório Espacial de Pampilhosa da Serra recebe novo telescópio
Notícias ao Minuto

12:20 - 06/07/21 por Lusa

Tech Espaço

Apenas as autoridades designadas pelo Ministério da Defesa Nacional, o Instituto de Telecomunicações e as instituições protocoladas podem operar este novo aparelho, que permitirá monitorizar satélites geoestacionários.

Domingos Barbosa, investigador do Instituto de Telecomunicações de Aveiro, explica, na nota de imprensa que observatório possui agora uma "capacidade única em Portugal para rastrear e detetar satélites, assim como para monitorizar os detritos espaciais que podem provocar danos nesses satélites".

O investigador diz ainda que esta é a "estação radioastronómica de referência em Portugal continental e a única estação completa -- radioastrómica e observação ótica -" em todo o território nacional, incluindo ilhas.

"Para além da vertente de investigação, estas características fazem com que este seja igualmente um espaço com forte propensão para o astroturísmo", sintetiza a nota de imprensa.

O investigador Domingos Barbosa refere também que está a ser realizado um trabalho de fundo, em colaboração com a Câmara Municipal, "para haver um regime de visitas e para poderem visitar os equipamentos".

"O Observatório Espacial de Pampilhosa da Serra é uma estrutura que serve as ciências espaciais e a indústria aeroespacial europeia. Para além do novo telescópio, o local já contava com dois radiotelescópios. Um deles está atualmente a receber a instalação de um radar espacial, sendo que o outro é utilizado para ações formativas no âmbito da astrofísica, astronomia e ciências espaciais".

Leia Também: Investigador da Universidade do Minho integra painel de revisores da NASA

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório