Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 25º

Videojogos ajudam a criar competências para local de trabalho, diz estudo

Enquanto jogadores de ‘StarCraft’ podem ser considerados para funções de controlo de qualidade, os fãs de ‘Minecraft’ podem tornar-se designers gráficos ideais.

Videojogos ajudam a criar competências para local de trabalho, diz estudo

A recrutadora ManpowerGroup criou um site onde se propõe a avaliar as competências dos jogadores.

A crescente onda de digitalização e a transformação da economia está a levar as empresas a procurarem novas competências em trabalhadores, procurando maiores capacidades de resolução de problemas e criatividade. É por isso que a recrutadora ManpowerGroup decidiu olhar para os videojogos e, em especial, para os jogadores.

Um estudo levado a cabo pelo ManpowerGroup revela que os videojogos podem ajudar ao desenvolvimento de competências transferíveis para o local de trabalho. Além de inteligência emocional e pensamento crítico, são ainda notadas em jogadores mais capacidades de resolução de problemas e criatividade.

Na sequência deste estudo, a ManpowerGroup decidiu criar um site que permite aos jogadores avaliarem as suas capacidades. Esta avaliação é feita com base no tipo de jogos a que o participante mais se dedica, assim como a experiência e o tempo passado com este tipo de entretenimento. Para criar esta avaliação foram analisados mais de 11 mil géneros de 13 géneros diferentes.

Entre os exemplos indicados pela ManpowerGroup, um fã de jogos de estratégia como ‘StarCraft’ poderá ser ideal para funções de controlo de qualidade. Já um jogador de ‘Minecraf’ será mais indicado para o cargo de designer gráfico.

Atualmente, muitas empresas têm dificuldade em encontrar as competências que precisam, sendo que 54% dos empregadores portugueses afirmam mesmo que o mais desafiante é ensinar as soft skills aos seus colaboradores.” explica o COO da ManpowerGroup em Portugal, Rui Teixeira.”Ao explorar o mundo do gaming, aplicamos soluções criativas para identificar skills relevantes e acedemos ao talento onde este se encontra, valorizando a sua experiência e falando com ele na sua língua para lhes apresentar as oportunidades profissionais que pode desenvolver connosco”.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório