Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Nick Clegg guiou todas as decisões do Facebook sobre Donald Trump

Desde a decisão de proibir Trump de fazer publicações após o ataque ao Capitólio até à sugestão de criar um conselho de supervisão semi-independente, tudo deliberações que passaram pelas mãos do antigo vice do governo britânico.

Nick Clegg guiou todas as decisões do Facebook sobre Donald Trump
Notícias ao Minuto

21:00 - 06/05/21 por Notícias ao Minuto

Tech Facebook

Nick Clegg tem moldado a gestão do Facebook relativamente a Donald Trump e à sua suspensão na plataforma. Todas as decisões tomadas têm passado pelo antigo vice-primeiro-ministro do governo de David Cameron, que ocupa o cargo de diretor das relações globais, como refere o The New York Times.

Quando em janeiro, na manhã depois do ataque ao Capitólio, Mark Zuckerberg defendeu a decisão do Facebook de suspender a conta de Trump, fê-lo através de uma publicação cujo primeiro rascunho foi escrito na noite anterior por Clegg.

Mais de uma semana depois, Clegg instou Zuckerberg a permitir que um painel semi-independente avaliasse se Trump deveria voltar a fazer publicações no Facebook. A possibilidade de atribuir o controlo de uma das decisões de liberdade de expressão mais importantes da era da internet foi considerado um conselho arriscado, especulando-se na altura se Zuckerberg concordaria. Algo que acabou por acontecer.

Esta quarta-feira, esse painel, o conselho de supervisão, decidiu manter a suspensão de Trump no Facebook, com Nick Clegg a desempenhar nos bastidores um dos principais papéis, senão o principal, relativamente ao dossier Trump. Foi Clegg quem acompanhou o processo de criação deste conselho e foi ele quem escolheu os seus membros.

O antigo vice de um governo britânico e visto outrora como uma das figuras em maior ascensão na política do Reino Unido juntou-se ao Facebook em 2018, um ano depois de se ter demitido dos Liberais Democratas depois de uma coligação com o Partido Conservador que nunca agradou aos apoiantes do seu partido.

O Facebook contratou Clegg para este reparar a relação da empresa com reguladores, líderes políticos e os media após o escândalo da Cambridge Analytica.

O veterano da política britânica conquistou a confiança de Mark Zuckerberg, e desde que chegou à empresa o Facebook mudou o rumo de algumas das suas posições. A empresa parece aceitar melhor a regulação e impostos mais altos, e Clegg conseguiu superar a relutância de Zuckerberg e de outros para banir os anúncios políticos semanas antes das eleições norte-americanos, no ano passado.

No entanto, os críticos argumentam que o papel de Nick Clegg na rede social não passa de uma tentativa do Facebook de usar uma figura política respeitada a nível mundial para limpar a sua imagem.

Leia Também: Trump repete acusações de fraude após Facebook manter conta suspensa

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório