Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Milhares de utilizadores de serviços da Microsoft atacados por hackers

As dezenas de milhares de utilizadores de serviços da Microsoft vítimas de ciberataques realizados por hackers reforçaram na segunda-feira os sistemas infetados para tentar diminuir as oportunidades dos invasores roubarem dados.

Milhares de utilizadores de serviços da Microsoft atacados por hackers
Notícias ao Minuto

06:24 - 09/03/21 por Lusa

Tech Microsoft

A Casa Branca considerou de "ameaça ativa" o ciberataque e avançou que os altos funcionários da segurança nacional estão a tratar do assunto.

A violação foi descoberta no início de janeiro e foi atribuída a hackers chineses que ambicionam atingir especialistas da política dos Estados Unidos, mas no fim de fevereiro existiram novos ataques por hackers que aproveitaram o ciberataque inicial.

O serviço da Microsoft que está mais comprometido com este ciberataque é o email e entre as vítimas estão pequenos lojistas, escritórios de advogados, câmaras municipais, autoridades ligadas à saúde e fabricantes.

No início de março, a Microsoft lançou um 'patch', programa de computador criado para atualizar ou corrigir um software de forma a melhorar a sua usabilidade ou performance, corrigindo bugs ou vulnerabilidades de segurança.

Embora este ciberataque realizado por hackers não represente o tipo de ameaça à segurança nacional, pode ser uma ameaça para as vítimas que não instalaram o 'patch' a tempo, uma vez que os hackers persistentes nos sistemas.

"Diria que é uma séria ameaça à segurança económica porque tantas pequenas empresas podem literalmente ter seus negócios destruídos por um ataque direcionado", disse Dmitri Alperovitch, ex-diretor técnico da empresa de segurança cibernética CrowdStrike.

O especialista culpou a China pela onda global de ataques que começaram a 26 de fevereiro, embora outros especialistas afirmam que é muito cedo para atribuir essa responsabilidade com segurança.

A Microsoft recusou-se em avançar quantos clientes foram infetados.

Leia Também: Microsoft apresenta primeira versão de reuniões com hologramas

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório