Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

China divulga novas imagens de Marte

A Administração Espacial da China divulgou hoje novas imagens de Marte, capturadas pela sonda Tianwen-1, que entrou na órbita do planeta vermelho em fevereiro, estando prevista a colocação de um veículo robotizado na superfície marciana em maio.

Notícias ao Minuto

12:53 - 04/03/21 por Lusa

Tech Espaço

As autoridades divulgaram três fotografias, duas delas pancromáticas, capturadas com uma câmara de alta resolução, e tiradas de uma distância de entre 330 e 350 quilómetros acima da superfície de Marte, informou a cadeia televisiva estatal CCTV.

As imagens mostram a superfície do planeta e a sua morfologia, incluindo pequenas crateras, cristas e dunas.

O diâmetro da maior cratera registada nas imagens é de cerca de 620 metros, acrescentou a agência noticiosa oficial estatal Xinhua.

Uma terceira imagem a cores, também divulgada hoje, foi tirada por uma câmara de média resolução e captura a região do polo norte do planeta vermelho.

A ANEC divulgou anteriormente dois vídeos, de pouco menos de um minuto cada, feitos quando a Tianwen-1 entrou na órbita de Marte, após seis meses e meio de viagem desde a Terra.

A Tianwen-1, que integra um módulo de pouso e um 'rover', é a primeira missão de exploração da China a Marte e a primeira a combinar viagem, entrada em órbita e descida numa única missão.

A China pode agora tornar-se o terceiro país a aterrar um 'rover' no solo de Marte, décadas depois de os Estados Unidos e da antiga União Soviética.

O módulo planeia pousar em maio próximo no Utopia Planitia, no hemisfério norte de Marte, e descer um veículo para explorar aquela área durante três meses.

O custo da missão está estimado em cerca de 8.000 milhões de dólares (6.596 milhões de euros).

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório