Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Facebook rejeitou milhões de anúncios que iam obstruir eleições nos EUA

A Facebook rejeitou 2,2 milhões de anúncios e retirou 120 mil publicações nas suas redes sociais Facebook e Instagram, que pretendiam obstruir as eleições presidenciais dos Estados Unidos da América, afirmou um responsável da empresa.

Facebook rejeitou milhões de anúncios que iam obstruir eleições nos EUA
Notícias ao Minuto

17:31 - 18/10/20 por Lusa

Tech Redes Sociais

Numa entrevista ao semanário francês Jornal du Dimanche, citada pela agência France-Presse (AFP), o vice-presidente da Facebook para as relações públicas e comunicação, Nick Clegg, acrescentou que "foram lançados alertas sobre 150 milhões de informações falsas verificadas por meios de comunicação independente".

A Facebook, que no seu portfólio conta, entre outras, com as plataformas Facebook, Instagram e WhatsApp, diz ter intensificado os seus esforços para evitar uma repetição do que aconteceu em 2016, quando a sua rede principal foi utilizada para operações de manipulação realizadas a partir da Rússia durante as eleições presidenciais dos EUA e no referendo para a saída do Reino Unido da União Europeia.

"Trinta e cinco mil colaboradores ocupam-se da segurança das nossas plataformas e contribuem para as eleições. Estabelecemos parcerias com 70 meios de comunicação social especializados (...) na verificação de informação", apontou Clegg.

O responsável acrescentou que a empresa dispõe de ferramentas de inteligência artificial.

"Também temos ferramentas de inteligência artificial. Elas tornaram possível excluir milhares de milhões de publicações e contas falsas mesmo antes de estas serem denunciadas pelos utilizadores", disse Nick Clegg.

Da mesma forma, o responsável acrescentou que o Facebook armazena "todos os anúncios e informações, como financiamento ou proveniência, por sete anos, para garantir a transparência".

Nick Clegg, também antigo vice-primeiro-ministro britânico, disse ainda que, entre março e setembro, a empresa removeu "30 redes maliciosas em todo o mundo, algumas das quais tinham como alvo os Estados Unidos".

No início de outubro, a Facebook removeu mais de 300 contas e páginas ativas nas redes Facebook e Instagram.

As eleições norte-americanas estão previstas para o dia 03 de novembro.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório