Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Futuro do iPhone. E se a Apple lançasse telemóvel sem entrada para cabos?

Alguns rumores apontam que o iPhone de 2021 não terá qualquer entrada para cabos

Futuro do iPhone. E se a Apple lançasse telemóvel sem entrada para cabos?
Notícias ao Minuto

09:04 - 15/10/20 por Miguel Patinha Dias

Tech Apple

Um dos assuntos mais falados da mais recente apresentação da Apple foi sem dúvida a ausência do carregador na caixa dos quatro novos iPhone 12, com a Apple a incluir apenas um cabo e esperando que os utilizadores façam uso dos carregadores antigos (ou comprem o novo modelo).

A Apple indica que a decisão foi tomada para reduzir a pegada carbónica, uma explicação que não aliviou os protestos dos seguidores. A Apple anunciou ainda a integração do sistema MagSafe, que faz uso de magnetismo para ‘colar’ um carregar sem fios (e outros acessórios ao painel traseira do iPhone 12.

À partida, estes dois elementos podem ser vistos como dois temas diferentes mas, aprofundando a questão, é possível que os dois estejam interligados. E se a Apple removesse a entrada Lightning encontrada na base dos iPhones? E se no futuro fosse lançado um iPhone sem qualquer entrada para cabos?

Pode parecer fantasia mas, se olharmos para o passado recente da empresa, também ninguém admitiria a possibilidade que a entrada de áudio de 3.5mm fosse retirada. O anúncio que o iPhone 7 não teria entrada de áudio foi, em 2016, recebido com protestos dos fãs mas, quatro anos depois, vemos que quase todas as fabricantes seguiram pela mesma direção.

Com o MagSafe a tornar o carregamento sem fios mais eficiente, ficaria colocada de parte a necessidade de recorrer ao carregamento com fios . A julgar pelos acessórios que a Apple pretende lançar num futuro próximo, o foco da empresa será na diversidade de formas de recarregar o iPhone em detrimento do processo de recarregar o telemóvel pela via tradicional.

A perspetiva de um iPhone sem qualquer entrada para cabos também tornaria mais fácil criar um smartphone completamente à prova de água, eliminando também certos problemas nestes orifícios como poeiras.

Os rumores que têm sido partilhados também apontam neste sentido. Ainda este ano circulou a informação de que o iPhone de 2021 não teria qualquer entrada, com a Apple a tornar o iPhone 12 uma fase de transição para um smartphone exclusivamente com carregamento sem fios.

A confirmação do MafSage pode servir como um sinal do que está para vir mas, neste momento, a Apple continua a manter o mistério sobre o assunto. Resta-nos esperar por 2021.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório