Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

iPhone 7 é oficial e chega a Portugal na próxima semana

O novo smartphone topo de gama da tecnológica de Cupertino assume uma importância inédita no tempo de vida da ‘empresa da maçã’.

Notícias ao Minuto

19:00 - 07/09/16 por Miguel Patinha Dias

Tech Eventos

Foi esta tarde que num evento próprio a Apple tornou oficial o iPhone 7, um dos dispositivos móveis mais aguardados do ano que chega também com muito a provar. Será que a linha de smartphones da tecnológica de Cupertino continua tão influente como há nove anos atrás? Conseguirá ainda cativar os consumidores? Estas são algumas das questões que o iPhone 7 tem de responder nos próximos meses.

A Apple confirmou que o dispositivo será lançado em cinco versões diferentes, nomeadamente cinzento, dourado, rosa dourado, preto brilhante e um preto fosco, um dos rumores mais frequentes acerca do iPhone 7.

O botão Home, também ele alvo de grande falatório, teve direito a uma revisão. O dispositivo terá um botão Home sensível ao toque capaz de oferecer feedback háptico, isto é, o utilizador sentirá sempre que este botao for premido. O botão Home poderá ser personalizado pelos utilizadores e até por developers de outras aplicações.

Num seguimento ao trabalho feito com o iPhone 6s, a Apple tornou o iPhone 7 completamente resistente à prova de água e poeiras. A certificação já está presente em dispositivos móveis concorrentes, pelo que é uma boa notícia para os fãs da tecnológica de Cupertino.

No que diz respeito à câmara fotográfica, esta incluirá estabilização óptica de imagem, tem abertura de f 1.8, lente de seis elementos e um sensor de 12 MP que é 60% mais rápido e eficiente. O flash de dois tons tem quatro luzes LED e é capaz de oferecer 50% mais luz. Esta é a câmara disponível no iPhone standard com 4.7 polegadas. Já o iPhone 7 Plus terá direito a uma câmara dupla, uma confirmação já esperada e que já vinha a ser indicada há vários meses atrás.

A Apple conseguiu também integrar o efeito bokeh na câmara dupla do iPhone 7 Plus, o que permitirá criar um efeito de profundidade às imagens, focando elementos mais próximos e desfocando o cenário. Esta opção estará disponível de acordo com a vontade do utilizador, em tempo real.

“É a melhor câmara que fizemos. É a melhor câmara disponível num smartphone”, afirmou o vice presidente sénior de Marketing global da Apple, Phil Schiller.

Com o iPhone 7 a Apple prestou também atenção às saídas de áudio do dispositivo. Pela primeira vez serão stereo e estarão disponíveis no topo e no fundo do smartphone. Confirmando o rumor que há meses circulava na internet, o iPhone 7 não tem qualquer entrada de áudio de 3.5 milímetros. Porém, não será necessário comprar novos headphones, uma vez que serão lançados phones com entrada Lightning e até um adaptador para headphones antigos que os utilizadores queiram preservar. Ambos virão incluídos na caixa do iPhone 7.

Não obstante, a Apple quis melhorar a forma como phones e headphones se ligam sem fios ao iPhone 7. Para isso, a tecnológica de Cupertino lançará também os seus próprios phones sem fios, os AirPods. Estes phones reagirão inteligentemente à utilização e localização em que o utilizador estiver, sendo capazes de se ligar automaticamente. Os AirPods terão uma autonomia de cinco horas e poderão ser recarregados diretamente na caixa. Serão comercializados por 159 dólares e poderão ser adquiridos a partir de outubro.

A par dos AirPods, a Beats também lançará headphones e phones com as mesmas capacidades para os utilizadores que queiram aproveitar melhor a sua música.

Resta o desempenho, um aspeto em que o iPhone 7 promete continuar a ‘dar cartas’. Tudo graças ao processador A10 Fusion de quatro núcleos com 3.3 mil milhões de transístores. É 40% mais rápido que o antecessor A9 e duas vezes melhor que o A8. Está também prometido uma eficiência maior do processador, procurando balancear desempenho de topo e autonomia da bateria.

Neste ponto, a Apple também promete deixar os detentores do iPhone 7 descansados, uma vez que a versão Plus da bateria tem mais uma hora de autonomia em relação ao iPhone 6S Plus.

O iPhone 7 custará 649 dólares e estará disponível em versões de 32GB, 64GB e 256GB, com o iPhone 7 Plus a estar disponível com as mesmas opções de armazenamento, com o preço a começar nos 769 dólares. Ao contrário das outras quatro versões, o iPhone 7 em preto fosco estará disponível apenas em 64GB e 256GB.

Portugal estará entre os primeiros países a receber o iPhone 7 e o iPhone 7 Plus, a partir do dia 16 de setembro, com a fase de pré-compra a ter início esta semana, no dia 9.

[Notícia atualizada às 19:52]

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório