A Apple anunciou que decidiu remover da App Store a conta de ‘developer’ da Epic Games, produtora mais conhecida por ser responsável por ‘Fortnite’. A medida impede que qualquer utilizador de iPhone e iPad descarregue jogos da Epic Games para o dispositivo, mesmo que já o tenham feito no passado.
“Estamos desiludidos por termos de remover a conta da Epic Games na App Store. Trabalhamos com a equipa da Epic Games há muitos anos nos seus lançamentos”, pode ler-se no comunicado da Apple enviado ao The Verge. “[A Epic Games] tem repetidamente submetido atualizações que violam as diretrizes da App Store. Isto não é justo com todos os developers na App Store e está a colocar os clientes no meio da sua briga., Esperamos trabalhar juntos novamente no futuro mas, infelizmente, hoje em dia não é possível”.
Entretanto, o CEO da Epic Games, Tim Sweeney, usou o Twitter para clarificar o comunicado da Apple. Sweeney indicou que, ao contrário do que o comunicado sugere, a empresa não 'inundou' a Apple de atualizações. "A Epic submeteu três versões de 'Fortnite': duas correções de erros e a atualização para a quarta temporada", pode ler-se na publicação do executivo.
Insatisfeita com as taxas de 30% cobradas pela Apple por cada transação realizada na App Store, a Epic Games decidiu lançar em ‘Fortnite’ um sistema de pagamento que permitia contornar este processo. A Apple decidiu então bloquear ‘Fortnite’ na App Store, o que deu origem a um processo judicial que se encontra atualmente a decorrer.
Apple's statement isn't forthright. They chose to terminate Epic's account; they didn't *have* to.Apple suggests we spammed the App Store review process. That's not so. Epic submitted three Fortnite builds: two bug-fix updates, and the Season 4 update with this note. pic.twitter.com/VpWEERDp5L
— Tim Sweeney (@TimSweeneyEpic) August 28, 2020