Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Bill Gates nega teorias da conspiração que o acusam de causar a pandemia

O milionário norte-americano Bill Gates rejeitou na quinta-feira teorias de conspiração difundidas nas redes sociais que o acusam de estar por detrás da pandemia de covid-19 ou de tentar controlar o mundo através de vacinas.

Bill Gates nega teorias da conspiração que o acusam de causar a pandemia
Notícias ao Minuto

07:58 - 24/07/20 por Lusa

Tech Covid-19

uma má combinação de pandemia, redes sociais e pessoas à procura de explicações simples", disse Gates à cadeia de televisão CNN.

Desde o início da pandemia, as equipas de "verificação de factos" da agência de notícias France-Presse (AFP) demonstraram a falsidade de dezenas de rumores sobre Bill Gates, em várias línguas e redes sociais, do Facebook ao Instagram.

Um vídeo que acusa Bill Gates de querer "eliminar 15% da população" através da vacinação da população já foi visto milhões de vezes no YouTube, e falsos artigos de imprensa (conhecidos como 'fake news') e fotografias manipuladas tornaram-se virais nas redes sociais.

Em maio, durante uma conversa virtual com jornalistas sobre a luta contra a desinformação em tempos da covid-19, a porta-voz do Parlamento Europeu, Delphine Colard, contou que uma rádio belga difundiu teorias segundo as quais a pandemia foi criada por Bill Gates "para implantar 'microships' e controlar a população".

No início de abril, várias publicações que se tornaram virais na África Ocidental alegavam que sete crianças tinham morrido no Senegal após terem recebido a "vacina Bill Gates", um boato com origem numa piada de um comerciante de cosméticos nos arredores de Dakar, segundo a AFP.

Noutro vídeo partilhado, dezenas de milhares de vezes na Costa do Marfim, também analisado pela agência noticiosa, uma mulher que se apresentava como enfermeira afirmou que os centros de rastreio seriam utilizados para vacinar a população por via nasal, sem o seu conhecimento - isto apesar de não existir uma vacina contra a doença provocada pelo novo coronavírus.

"A nossa fundação deu mais dinheiro do que qualquer outro grupo para comprar vacinas que salvam vidas", disse Bill Gates, afirmando esperar que estas teorias da conspiração não tornem as pessoas resistentes à vacina, quando esta for desenvolvida.

O filantropo atribuiu 250 milhões de dólares (cerca de 215 milhões de euros) ao combate da pandemia e a sua fundação investiu milhares de milhões de dólares nos últimos 20 anos no desenvolvimento de sistemas de saúde nos países mais pobres.

Bill Gates, que apelou à distribuição de medicamentos e vacinas a quem deles necessita, é acusado pelos autores das teorias de conspiração de explorar a crise para "controlar as pessoas", mas também de ter um plano de envenenamento em massa em África.

Noutras teorias conspiratórias alega-se que Gates foi questionado pelo FBI por "terrorismo biológico".

"Acredito profundamente que a verdade será reconhecida" e estas teorias da conspiração desmontadas, disse o multimilionário.

Bill Gates é um dos alvos favoritos dos autores de teorias da conspiração, que propõem as mais loucas explicações para a pandemia.

Para além de Gates, a pandemia tem alimentado outras teorias de conspiração, rumores e 'fake news'.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório