Se já navegou pelo Instagram já deverá ter reparado na frequência com que se encontram fotografias com homens e mulheres com pouca roupa, questionando-se como é que a rede social o permite. Pois bem, parece que o Instagram não só o permite como ainda encoraja.
Um grupo de investigadores do Algorithm Watch descobriu que o algoritmo do Instagram promove este tipo de conteúdo e, por sua vez, acaba por moldar o comportamento dos criadores de conteúdo da rede social.
“Uma investigação exclusiva revela que o Instagram dá prioridade a fotografias de homens e mulheres com pouca roupa, moldando o comportamento dos criadores de conteúdo e a visão do mundo de 140 milhões de europeus naquilo que continua a ser um ponto cego nos regulamentos da União Europeia”, pode ler-se nas conclusões da equipa liderada por Judith Duportail, partilhadas pelo Mirror.
Do seu lado, o Instagram defende-se que o estudo em questão não teve uma amostra suficientemente abrangente para tirar conclusões próximas da realidade. “Esta investigação tem vários defeitos e mostra uma incompreensão na forma como o Instagram funciona. Vamos lançar mais informação sobre quais as publicações que recomendamos e não recomendamos nas próximas semanas”, pode ler-se nos ‘tweets’ do Instagram.
2/ The study looked at an extremely small sample size, which likely surfaced the type of content they were researching: the more you engage with certain types of posts, the more likely we are to show you similar posts.
— Instagram Comms (@InstagramComms) June 16, 2020
3/ This research is flawed in a number of ways and shows a misunderstanding of how Instagram works. We will be releasing more information about what posts we do and don't recommend in the coming weeks.
— Instagram Comms (@InstagramComms) June 16, 2020