Apps que acompanham período partilharam dados sensíveis com o Facebook

As apps em questão registam milhões de descarregamentos. Algumas partilharam até informação sobre a vida sexual das utilizadoras,

Notícia

© iStock

Miguel Patinha Dias
10/09/2019 14:40 ‧ 10/09/2019 por Miguel Patinha Dias

Tech

Privacidade

Uma investigação da Privacy International revelou que algumas das mais populares aplicações usadas para acompanhar o período menstrual partilharam informações sensíveis sobre as respetivas utilizadas com outras empresas, incluindo o Facebook.

Algumas das apps em questão, a Maya e a MIA Fem, partilharam até detalhes sobre a vida sexual das utilizadoras, nomeadamente quando foi a última vez que tiveram relações sexuais. Outros dados indicavam se as utilizadoras estavam a usar algum método contracetivo, qual a disposição em que estavam, a duração do último ciclo, que produtos de higiene usavam, entre outros.

De notar que as referidas apps registam milhões de descarregamentos, o que torna o caso ainda mais grave. Ambas as aplicações usavam um kit de desenvolvimento do Facebook, o que permitia às utilizadores registarem-se simplesmente com a conta da rede social. Infelizmente, este registo fez com que os dados da app fossem fornecidos à rede social.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas