Procurar

Investigada pela União Europeia, Amazon anuncia novas regras

A União Europeia anunciou esta manhã que a empresa tecnológica será investigada ao longo dos próximos meses.

Investigada pela União Europeia, Amazon anuncia novas regras

© iStock

Miguel Patinha Dias
17/07/2019 13:38 ‧ há 6 anos por Miguel Patinha Dias

A Amazon parece ter levado a sério a investigação anunciada esta manhã pela União Europeia, revelando que irá proceder a uma alteração das regras que dizem respeito a outros vendedores na plataforma de comércio eletrónico.

Entre as queixas mais comuns dos vendedores da Amazon encontramos alegadas restrições a territórios onde podem vender os seus produtos e até expulsões da plataforma sem justificações. É com base nestas acusações que a Amazon procederá a uma alteração dos termos de serviço, a qual entrará em efeito nos próximos 30 dias.

Entre as alterações já anunciadas está a obrigatoriedade de a Amazon providenciar uma aviso de expulsão e explicação do motivo num prazo de 30 dias antes do vendedor ser removido da plataforma. Diz a Reuters que as mudanças entrarão em efeito no Reino Unido, França, Itália, Espanha e na Alemanha, onde uma investigação separada será suspensa.

Mesmo com estas regras não é esperado que a União Europeia decida suspender a investigação à Amazon, a qual procurará determinar se a empresa fez uso de dados dos utilizadores para praticar concorrência desleal na plataforma. Caso seja considerada culpada, a Amazon poderá ser alvo de uma multa avultada que pode ascender aos muitos milhões de euros.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10