Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Mais pequena e portátil. Assim é a nova Nintendo Switch Lite

A mais recente versão da consola foi criada especificamente para ser jogada em modo portátil. Não inclui opção de ligar à televisão.

Parece que os rumores que têm circulado apontavam na direção certa. A Nintendo confirmou hoje uma nova versão da sua consola Switch – a Switch Lite – e tal como indicavam as fugas de informações dos últimos meses, foi especialmente criada para ser desfrutada em modo portátil.

Significa isto que não inclui doca ou sequer a possibilidade de ser ligada à televisão, além também do facto dos comandos Joy-Con não poderão ser retirados.

De realçar que todos os jogos lançados para a Switch até agora serão compatíveis com a Switch Lite. Porém, todos os títulos que exijam comandos Joy-Con com sensor de movimentos terão de aquirir as versões originais em separado.

Apesar destas limitações, a Switch Lite tem algumas vantagens, como ser mais leve ou robusta, dado que se trata de apenas um dispositivo e não três (comandos e ecrã) como acontece com a versão original. A Nintendo também afirma que a Switch Lite é mais eficiente do ponto de vista energético. Mesmo que não tenha adiantado valores, é natural que o chip da Switch Lite tenha sido otimizado para o modo portátil e, portanto, a bateria dure um pouco mais.

No que diz respeito a especificações, a Switch Lite tem um ecrã mais pequeno de 5.5 polegadas (o da versão original tem 6.2 polegadas) com resolução 720p (sem possibilidade de ajustar luminosidade) assim como ligações Wi-Fi, Bluetooth e NFC.

Ao lançar esta alternativa, é possível que a Nintendo consiga dar um incentivo às vendas da Switch que, no global, têm sido vistas com bons olhos. Recorda o The Verge que desde que foi lançada em março de 2017 a Switch já vendeu quase 35 milhões de unidades em todo o mundo.

O momento escolhido para o lançamento também não parece surgir por acaso. A Switch Lite será lançada no dia 20 de setembro, bem a tempo das chegadas de alguns dos títulos mais esperados do ano como ‘The Legend of Zelda: Link’s Awakening’, ‘Luigi’s Mansion 3’ e ‘Pokémon Sword & Shield’. No que diz respeito a preço, a Switch Lite estará disponível 199,99 dólares, pelo que é provável que a consola chegue ao mercado português com o preço de 199,99 euros.

Na galeria acima pode ver imagens das diferentes versões da Nintendo Switch Lite que estarão disponíveis quando a consola chegar ao mercado, incluindo uma edição especial de 'Pokémon, a Nintendo Switch Lite (edição Zacian e Zamazenta). Esta edição estará disponível no dia 8 de novembro, um pouco antes do dia de lançamento de ‘Pokémon Sword & Shield’ no dia 15 de novembro.

Abaixo poderá ver o vídeo de apresentação da Nintendo Switch Lite.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório