A Wikipédia foi fundada em 2001 por Larry Sanger e Jimmy Wales e tem permanecido como uma das plataformas mais visitadas em todo o mundo desde então. Enquanto o empresário Wales seguiu em frente para outro projeto, o filósofo Sanger manteve-se a tentar resolver os principais problemas da enciclopédia digital mas, pelos vistos, não está a ser bem-sucedido.
“O sistema Wikipédia não funciona,” lamentou Sanger numa conferência na Áustria de acordo com o El País. Sanger admite que a Wikipédia sempre teve o problema de poder contar informação falsa e de poder ser usada para disseminar informação. “Tentámos sempre que mal intencionados não arruinassem o projeto que se dedicava ao público em geral. Infelizmente não fomos capazes de controlar nem de arranjar uma solução para o problema”, apontou Sanger.
O fundador da enciclopédia digital revelou que os temas políticas sempre estiveram entre os mais problemáticos da Wikipédia. Sobre este assunto, Sanger apontou que “Wikipédia decidiu aceitar editores que escrevem artigos apenas com um ponte de vista, que descartam visões impopulares e que não fazem justiça à verdade.”