A Tesla lançou uma atualização para fortalecer a segurança das baterias, atualização esta que está disponível para todos os carros Model S e Model X. O novo software tem como objetivo fazer a gestão termal da bateria dos carros, impedindo assim que sobreaqueçam inesperadamente.
A atualização foi lançada em resposta ao caso de um Model S que, apesar de estar cuidadosamente estacionado, irrompeu em chamas num parque de estacionamento de Xangai. Ainda que esteja confiante na segurança dos seus veículos – um representante da Tesla afirmou que os carros da marca são 10 vezes mais seguros que veículos a combustão – a fabricante confirmou que continuará a investigar o caso.
Ainda assim, o CEO da Tesla, Elon Musk, veio a público comentar a situação na sua página no Twitter na altura do incidente. “Há mais de um milhão de incêndios com motores de combustão por ano e milhares de mortes mas um carro da Tesla em chamas sem feridos é uma manchete”, apontou Musk. “A realidade é que a Tesla, como a maioria dos carros elétricos, é 500% menos provável que se incendiar do que carros com motor de combustão, que têm grandes quantidades de combustível altamente inflamável. Porque é que isto nunca é mencionado?”.
Pode ver o ‘tweet’ de Musk abaixo.
Leia mais: Vídeo mostra homens a riscarem Tesla estacionado
Reality is a Tesla, like most electric cars, is over 500% *less* likely to catch fire than combustion engine cars, which carry massive amounts of highly flammable fuel. Why is this never mentioned?
— Elon Musk (@elonmusk) 23 April 2019