Meteorologia

  • 24 OUTUBRO 2019
Tempo
21º
MIN 12º MÁX 21º

Edição

Fonte da CIA diz que Huawei recebeu fundos do governo chinês

Autoridades norte-americanas têm feito sucessivos avisos em relação à tecnológica chinesa.

Fonte da CIA diz que Huawei recebeu fundos do governo chinês

Uma fonte da agência de informação norte-americana CIA levantou o pano sobre as razões que colocaram as autoridades daquele país numa incessante batalha contra a Huawei, desde há alguns meses a esta parte.

De acordo com uma reportagem do The Times, a agência terá informado as autoridades britânicas que a Huawei recebeu fundos das forças de segurança estaduais chinesas, incluindo do Exército Popular de Libertação (EPL) - o conjunto das forças militares da República Popular da China e do Partido Comunista da China (PCC) -, da Comité de Segurança Nacional e de um afiliado dos serviços de informação chineses.

Esta informação terá sido passada pela CIA às autoridades britânicas, da Austrália, do Canadá e da Nova Zelândia no início deste ano.

A tecnológica chinesa respondeu ao pedido de contacto do The Times sem comentar diretamente o caso, mas descrevendo as afirmações como “alegações sem fundamento apoiadas por zero provas vindas de fontes anónimas”.

Recorde-se que já em fevereiro os responsáveis de agências governamentais como o FBI, a CIA e a NSA vieram a público apelar para que os cidadãos norte-americanos não usem produtos e serviços da Huawei e da ZTE. O motivo prendia-se com a “capacidade de modificar maliciosamente ou roubar informação” das duas empresas chinesas.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório