Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Mais de 18 mil portugueses já usaram a app que ajuda a separar o lixo

A WasteApp foi lançada pela Quercus há apenas uma semana e já foi usada por milhares de portugueses. O objetivo é ajudar a dar o destino certo ao lixo e, em simultâneo, reduzir a ‘pegada ecológica’ de cada um.

Mais de 18 mil portugueses já usaram a app que ajuda a separar o lixo
Notícias ao Minuto

12:00 - 16/02/19 por Ana Lemos

Tech WasteApp

Porque as alterações climatéricas tomam todos os dias proporções cada vez mais preocupantes, a Quercus quis dar uma ajuda aos portugueses para que deem o destino mais adequado aos diversos resíduos domésticos.

Chama-se WasteApp e, uma semana depois de ter sido lançada, já conta com mais de 18 mil utilizadores, assim como “180 mensagens recebidas com sugestões, dúvidas e felicitações”.

Durante a última semana, “verificou-se um enorme interesse pela aplicação”, afirma a Quercus, sublinhando que tal mostra “não só as dúvidas que existiam sobre esta tarefa de separar o lixo em casa, bem como a importância de uma ferramenta - como a WasteApp - para ajudar a responder a estas dúvidas”.

E já é possível perceber algumas das principais dúvidas dos portugueses. Por exemplo, CD e DVD “foram as palavras mais pesquisadas”, seguindo-se “pensos, folhas, laminas, panelas e tachos, tinta, louça, esfregões e medicamentos”. Já no que diz respeito às “perguntas diretas mais frequentes sobre o destino a dar ao lixo” centraram-se “no plástico, garrafas de metal e seringas”.

Se quer ajudar a reduzir a sua pegada ecológica, tem aqui uma (boa) ajuda. Até porque, lembra a Quercus, no caso de “alguns sistemas municipais o lixo despejado nos contentores é diretamente encaminhado para aterro ou incineração”. Assim sendo, a melhor solução “passa sempre por separarmos o nosso lixo em casa”.

“Só desta forma estamos a contribuir para uma economia mais circular, permitindo um eficaz reaproveitamento dos materiais”, destaca a Quercus.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório